As mulheres são prioridade no governo Lula. O presidente anunciou recentemente um conjunto de iniciativas destinadas a tornar o país mais seguro e igualitário para pessoas de todas as orientações sexuais, incluindo o sexo estigmatizado há décadas. Por isso que hoje indicaremos o pacote de benefícios para as Mulheres.
As medidas são o resultado de quase 60 dias de pactuação entre vários ministérios, bancos públicos e outras organizações, além do diálogo com o movimento de mulheres.
Então, este é o momento para enfatizar que acabar com a discriminação, agressão sexual e feminicídio é uma prioridade para o governo federal. E para atingir esse objetivo, é preciso ir além do intolerável combate à violência física.
Apresentamos na sequência, os principais benefícios que serão garantidos pelo governo federal:
A paridade entre homens e mulheres teve sua promoção com sucesso com a ajuda de Lula. Portanto, houve a análise do documento que contém informações sobre a remuneração dada aos funcionários que exercem as mesmas funções.
Aprovado o PL, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres em cargos equivalentes, assim, Lula cumpre mais uma de suas promessas de campanha.
Primordialmente, para garantir a isonomia salarial na prática, o texto pede a adoção de mecanismos de transparência e remuneração por parte das empresas. O aumento da fiscalização é determinado pelo uso de penalidades administrativas por quebra de regra.
O pagamento de uma multa é uma medida primária. Pela proposta, em caso de discriminação por sexo, raça, etnia, origem ou idade, além do diferencial salarial, o empregador será obrigado a pagar multa administrativa equivalente a 10 vezes o novo nível salarial do empregado, que por fim deve ser agravado em caso de reincidência.
A empresa não ficará imune a quaisquer ações judiciais que venham a ocorrer mesmo que haja o pagamento das multas. Assim, este valor poderá servir de indenização em dinheiro pelos danos que o empregado sofreu levando em consideração as particularidades do caso. Um Ato do Poder Executivo estabelecerá a base de tributação.
O governo federal estuda ratificar a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho. Assim, este foi o primeiro tratado internacional a reconhecer explicitamente o direito de todos os trabalhadores a um local de trabalho livre de violência e assédio de qualquer tipo, incluindo assédio sexual. Uma medida ampliará as definições de assédio sexual e risco moral no ambiente de trabalho.
O Governo Federal lançará a Organização Produtiva Econômica das Mulheres Rurais por meio de um edital de atendimento rural às mulheres do campo, investindo R$ 50 milhões para atingir 20 mil agricultoras.
Igualmente, o Banco do Brasil (BB) também estará presente nas cinco carretas do Agro Mulher, que percorrerá o país oferecendo serviços financeiros e treinamento para pessoas de todas as classes sociais e prometendo disponibilizar crédito para mulheres em situação especial.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…