Os proprietários de veículos, em breve, terão que pagar IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). A anuidade, que já não é barata, pode aumentar este ano. É o que diz a avaliação feita no mercado de carros face à crise causada pela pandemia, que valorizou os usados e os carros zero km.
Nesse sentido, devido ao aumento dos preços, os motoristas terão que pensar com calma de que forma irão pagar o imposto. É preciso saber que à vista existe o desconto, mas cada motorista deve pensar se é vantajoso ou não para ele no atual momento. Outra forma de efetuar o pagamento é via parcelamento com cartão de crédito, essa opção acontece via carteira digital.
Pagamento do IPVA com carteira digital
A opção de pagamento do IPVA via carteira digital não está disponível para todos os estados brasileiros. Nesse sentido, é preciso verificar se o DETRAN do estado permite criar recibo. Caso sim, é possível pagar via carteira digital, veja abaixo as possibilidades:
- 99pay: Os motoristas que optarem pelo 99Pay serão cobrados 3,99 % para pagamentos únicos com cartão de crédito. Se optar por remunerar até 12 prestações, terá um suplemento por cada prestação, consoante as frações;
- AMA Digital: Através da AMA Digital, os cidadãos pagam 2,49 % para pagamentos à vista. Se você optar por parcelar, terá um acréscimo de 3,49 % por parcela;
- PicPay: Em setembro do ano passado, a taxa de juros para transações com cartão de crédito foi aumentada. Consequentemente, em caso de pagamento em dinheiro com o aparelho o usuário tem que remunerar 4,99 %. No caso de parcelamento de até 12 vezes, cada parcela está sujeita a um acréscimo, que pode variar de acordo com o valor escolhido;
- RecargaPay: Com o RecargaPay existem variações tarifárias em função do grupo-alvo de usuários. Os assinantes Prime+ pagam uma taxa de 1,49 % para pagamentos de contas de consumo com cartão bancário. Para os demais clientes, a alíquota é de 1,99 %. Se optar por remunerar até 12 prestações, terá um suplemento por cada prestação, consoante as frações;
- Mercado Pago: Por fim, o marketplace custeado cobra uma taxa de 3,99 % no pagamento de cheques bancários com cartão de crédito. Com o parcelamento em até 12 vezes, você ganha um complemento a cada parcela, assim como nas outras opções.
O aumento sobre o imposto veicular
Inevitavelmente, os proprietários de veículos já podem esperar um aumento nos valores do IPVA em 2023. Segundo o Ministério da Fazenda e Planejamento, o cronograma com os novos valores ainda não foi divulgado. De qualquer forma, ao analisar a situação do país é possível predizer que o valor do imposto será de fato reajustado novamente.
Nos últimos dois anos, primordialmente devido ao impacto da pandemia da COVID-19, a tabela FIPE utilizada nos cálculos dos impostos está aumentando a cada mês. Agora a expectativa é que esse quadro se estabilize, mas os donos ainda sentirão o crescimento acumulado até setembro.
O aumento de impostos também está vinculado às avaliações de veículos, já que muitas montadoras no país e em todo o mundo fecharam provisoriamente devido à crise de saúde. Com efeito, a escassez de peças de montagem devido ao fechamento de fábricas, em suma, também é um fator importante.