O projeto da reforma tributária vai mudar toda a cara dos impostos no Brasil. Segundo os autores do projeto, a ideia é simplificar a incidência de impostos sobre o consumo dos brasileiros. Apesar disso, o tema, que é polêmico, vem levantando diversas discussões entre economistas de todo o país. Para o cidadão, o mais visível será a mudança no IPVA e no IPTU.
Por isso, hoje vamos entender como ficam esses dois impostos na nova reforma tributária. Além disso, vamos mostrar o que muda no IPVA e no IPTU de diversos brasileiros.
As mudanças impostas pela reforma tributária vão muito além das alterações no IPVA e no IPTU. Isso porque a ideia é simplificar toda a incidência de impostos. Para isso, o governo acabará com 5 impostos, criará outros dois e, em tese, deixará a tributação mais simples. Diversos economistas discordam.
Atualmente, o texto está parado no Senado para discussões. Na última semana, o relator Eduardo Braga fez algumas modificações.
Até agora, já há alguns pontos definidos:
A atual discussão da reforma tributária quer analisar quais serão os setores que pagarão menos impostos, as chamadas exceções. Contudo, especialistas afirmam que essas exceções podem aumentar os impostos de setores sem a excepcionalidade. Na prática, a alíquota do Brasil pode ser uma das mais altas do mundo. No caso do IPVA e do IPTU, algumas pessoas passarão a pagar uma nova alíquota. Porém, o governo afirma que a carga tributária não vai aumentar.
Diante das mudanças de impostos, o projeto prevê que o IPVA e o IPTU tenham novas regras. Na prática, quem já paga não deixará de pagar. Contudo, quem não paga pode começar a arcar com essa alíquota.
Confira, abaixo, as mudanças para o IPVA e para o IPTU:
IPVA
IPTU
Como dissemos anteriormente, quem já paga não deixará de pagar. Contudo, os impostos podem aumentar ou começar a incidir em alguns bens para algumas pessoas.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…