Iogurte caseiro fácil: receita prática e simples

Aprenda agora a preparar seu próprio iogurte de maneira fácil e rápida

0

Quer saber como fazer iogurte caseiro fácil? Afinal de contas, esse é um alimento muito nutritivo, saboroso, de fácil consumo e que pode ser usado por pessoas de todas as idades. Pensando nisso, hoje trouxemos aqui no Brasil 123, uma receita prática e simples de iogurte caseiro, para você preparar para sua família, sem gastar muito e sem muito esforço! Ficou interessado? É só ler até o final para conferir.

Iogurte caseiro fácil: benefícios

Além de ser muito saboroso e poder ser usado de diversas formas, o iogurte caseiro também faz muito bem para a saúde. Afinal, ele é rico em cálcio, vitaminas do complexo B e vários outros nutrientes, entre proteínas, minerais, etc.

Além disso, o iogurte natural possui muitas bactérias boas, como os lactobacilos, que ajudam a flora intestinal a funcionar melhor e isso contribui para a melhora do funcionamento do organismo como um todo.
Sendo assim, incluir esse iogurte caseiro fácil em seu cardápio diário:

  • Ajuda a melhorar a saúde e a aparência da pele, unhas e cabelos;
  • Auxilia na perda de peso, uma vez que ele traz uma maior sensação de saciedade por mais tempo;
  • Contribui para desinchar a região abdominal;
  • Previne diversas doenças do sistema digestivo, dentre muitos outros benefícios.

Portanto, preparar esse iogurte caseiro fácil só traz vantagens e nós vamos te mostrar como fazer isso nos tópicos seguintes.

Ingredientes para preparar essa receita de iogurte caseiro fácil

Esse iogurte caseiro fácil leva pouquíssimos ingredientes. Tanto que a base dele só precisa de 2, sendo eles:

  • 1 litro de leite integral;
  • 100 gramas de iogurte natural, encontrado em qualquer supermercado.

Se você quiser saborizar o seu iogurte caseiro, você pode usar xaropes prontos de sabor, que também são encontrados facilmente em mercados, ou polpa de frutas.

O iogurte natural é rico em cálcio, vitaminas do complexo B e vários outros nutrientes - Reprodução AdobeStock
O iogurte natural é rico em cálcio, vitaminas do complexo B e vários outros nutrientes – Reprodução AdobeStock

Como preparar iogurte caseiro fácil?

Para preparar esse iogurte caseiro fácil, você deve esquentar o leite até que ele chegue a 85 graus. Use um termômetro culinário para acompanhar, pois, se você não se certificar de que o leite tenha atingido a temperatura exata, pode acontecer do iogurte desandar e não ficar com a textura que você quer.

Depois que o leite chegar aos 85 graus, desligue o fogo e continue monitorando a sua temperatura, até que ela atinja 43 graus. Feito isso, misture o iogurte natural até que os dois ingredientes fiquem bem incorporados.
Então, bata no liquidificador e despeje em uma tigela. Depois disso, envolva a tigela em toalhas para vedar ao máximo a entrada de ar e leve-a para um local fresco, deixando-a assim por 5 horas.

Passado esse tempo, desembrulhe a vasilha e cheque a consistência da mistura. Aí, é só envolver em plástico filme e levar para a geladeira até que ela esfrie. Se você quiser saborizar o seu iogurte caseiro fácil com xarope, você pode batê-lo com o produto no liquidificador antes de refrigerá-lo. Ou, caso queira adicionar polpa de frutas, espere que o iogurte esfrie e bata com a polpa somente logo antes de servir.

Esse iogurte fácil caseiro rende 10 porções e você ainda pode usá-lo em receitas como cheesecake e diversas outras.

Então, curtiu aprender como preparar essa receita prática e simples de iogurte caseiro fácil? Agora é só colocar a mão na massa, preparar o seu e aproveitar todos os benefícios!

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.