Conquistar a aposentadoria é um grande sonho de muitos trabalhadores, já que representa, para muita gente, o fim de um longo tempo de serviços. Após a reforma da previdência, em 2019, os requisitos para parar de trabalhar mudaram bastante e, por isso, é sempre importante saber quanto tempo falta para receber esse benefício do INSS.
Por isso, hoje vamos mostrar como fazer uma simulação da própria aposentadoria, além de entender quais as regras desse ano para quem quer se aposentar pelo INSS.
Regras de 2023
Apesar de as regras mudarem, o cálculo dos benefícios segue o mesmo. Para quem já tem a aposentadoria, nada muda também, com exceção do reajuste salarial, conforme o salário mínimo. Dessa forma, as regras valem para quem ainda trabalha e quer receber o benefício do INSS ainda neste ano. Atualmente, existem 5 regras: pedágio de 50%, pedágio de 100%, pontuação, idade mínima progressiva e aposentadoria por idade.
Neste ano, a aposentadoria por idade tem seu último ano de mudança Neste ano, mulheres precisarão ter 62 anos de idade e 15 de contribuição. Para os homens, a regra estipula 65 anos, também com 15 de contribuição ao INSS. A idade mínima aumentou 6 meses a cada ano, finalizando a subida neste ano. O salário do aposentado terá o cálculo de 60% do valor do benefício integral por 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para os homens. Ainda, existe o acréscimo de 2% a cada ano a mais de contribuição.
Na aposentadoria por pontos, as regras ficam ainda mais rígidas. Isso porque, neste ano, a soma da idade com o tempo de contribuição precisa atingir, no mínimo, 90 pontos para as mulheres. Os homens precisam atingir a marca de 100 pontos. No fim da transição da regra, mulheres terão que completar 100 pontos, enquanto os homens precisarão de 105 pontos. O cálculo do salário é o mesmo que o mencionado anteriormente.
Além dessas regras, que são as mais comuns, existem as regras do pedágio de 50% e 100%.
Como simular a sua aposentadoria do INSS?
Entender as regras é sempre um bom fator para saber onde você se encontra no estágio de aposentadoria. Contudo, existe uma calculadora que faz tudo automaticamente para você, o que facilita, e muito, a sua tomada de decisão. E o passo a passo para acessar essa ferramenta é bastante simples.
Para ver esse resultado, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site do Meu INSS
- Entre na sua conta com os dados do Gov.br
- Coloque seu CPF e avance
- Informe a senha e entre na sua conta
- Clique em “Simular Aposentadoria”
- Preencha seus dados
- Confira o resultado
Dessa forma, você saberá exatamente quanto tempo falta para a sua aposentadoria e o que você pode fazer para antecipá-la, no caso de algumas regras. Vale lembrar que cumprir os requisitos não é suficiente, dado que o INSS precisa aprovar a sua aposentadoria, o que pode demorar.