Hoje nós vamos passar algumas informações sobre o fato de que o INSS tem mais de 5 milhões de pedidos acumulados.
Muitas pessoas que fizeram o pedido de algum dos benefícios pagos pela Previdência Social, por meio do Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido como INSS, estão notando uma demora considerável para que o órgão faça a concessão do benefício.
Existem mais de 5 milhões de pedidos acumulados no sistema do INSS, e por isso, os contribuintes estão tendo que esperar para receber seus benefícios. Assim, buscando ajudar você a entender melhor esse tema, nós separamos algumas das principais informações sobre o acúmulo de pedidos no INSS para te passar.
Por isso, não deixe de ler até o final, para obter todas as informações necessárias sobre esse assunto!
No início deste ano, uma análise feita pelo Conselho Nacional de Justiça apontou o Instituto Nacional de Seguro Social como o maior litigante do Poder Judiciário Brasileiro, com 3.269.270 casos pendentes.
Além disso, segundo o relatório divulgado pelo CNJ, mais de 1,8 milhões de pessoas estão aguardando na fila de atendimento nas agências do INSS. No total, o número de pessoas que esperam na fila para receber algum dos benefícios da Previdência Social, pagos pelo INSS, é de 5 milhões.
Desde 2003, o INSS vem liderando a lista de maiores litigantes do Brasil, e isso está se tornando um problema cada vez maior. Visto que existem muitos contribuintes que realmente necessitam dos benefícios, e alguns até morrem na fila de espera.
O principal motivo pelo qual os pedidos do INSS estão se acumulando, é porque o órgão está perdendo a capacidade de atender a população a cada ano. Conforme à inflação e ao número de solicitações de benefício, que só crescem.
No entanto, este não é o único motivo. Há também a incapacidade dos governantes, que mudam a cada 4 anos, e deixam sempre a reposição do capital humano nas agências para depois. Assim, gera um acúmulo muito grande de pessoas esperando para serem atendidas, uma vez que é necessário vários agentes para atender a população.
O Governo reluta em reintegrar o corpo de funcionários das agências do INSS, como uma forma de economizar recursos, e, como os altos números de pedidos acumulados mostram, não está dando certo.
Segundo Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, o Governo está buscando formas de diminuir a lista de espera e agilizar o processo de análise e concessão dos benefícios para os contribuintes do INSS.
Além disso, o ministro ainda declarou que irá realizar uma espécie de mutirão de análises. Seja para que os cidadãos que estão esperando há tempos na fila de atendimento, ou para a concessão de algum benefício, possam receber atendimento e enfim adquirir os valores a que se tem direito.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os mais de 5 milhões de pedidos acumulados no INSS. Basta ficar de olho nas próximas notícias para saber exatamente quando essa situação irá melhorar.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…