INSS anuncia vagas para mutirão do BPC em março! / Imagem: Reprodução
Como se sabe, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem intensificado as ações de atendimento extraordinário com os chamados mutirões, para agilizar as avaliações sociais e, em parceria com o Ministério da Previdência, as perícias médicas presenciais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência de baixa renda e, em alguns casos para benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
No entanto, o que ainda é dúvida para muita gente, é como participar desses mutirões. Você também quer saber? Então, é só continuar a leitura!
Vale ter atenção ao trâmite legal de um mutirão do INSS para que você não caia em nenhum golpe de falsa mensagem que possa vir a receber. Então, vamos lá!
Antes de tudo é preciso deixar claro que todos os atendimentos são feitos mediante a antecipação de agendamento, e isso pode acontecer basicamente de duas formas.
Agora, vamos aos detalhes!
No primeiro caso, o INSS liga para o segurado e diz que há a opção de agendar o atendimento. Dessa forma, caso o segurado concorde, a marcação é feita.
Ah, vale a pena lembrar de uma observação importante! Nestes casos, o número que vai aparecer no visor do telefone celular quando o instituto ligar é o (11) 2135-0135.
Além disso, a outra opção é quando o INSS divulga que a agenda de avaliação social ou perícia médica estará aberta e os segurados fazem o agendamento através do site, pelo aplicativo ‘Meu INSS’, ou entram em contato pela Central Telefônica 135, que tem funcionamento de segunda a sábado, no horário das 7h às 22h.
Já os atendimentos para entrega do Atestmed, que substitui a perícia presencial pela análise documental nos casos de benefício por incapacidade temporária, podem ser realizados sem agendamento nas Agências da Previdência.
Infelizmente não. A saber, não há atendimento espontâneo nos mutirões do INSS. Em outras palavras, quer dizer que quando a Agência da Previdência abrir no final de semana para realizar o atendimento extra, somente os segurados que estejam previamente agendados passarão pelo exame pericial ou pela avaliação social.
Ainda mais, as pessoas agendadas para a avaliação social e perícia médica devem levar seus documentos médicos (laudos, atestados, receitas) no dia do atendimento no INSS.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…