Os brasileiros que ainda precisam fazer a declaração do Imposto de Renda terão uma semana decisiva. Isso porque são as últimas oportunidades para juntar todos os documentos necessários para enviar as informações à Receita Federal.
O prazo final para fazer a declaração é no dia 31 de maio e quem não declarar fica sujeito a multas pesadas.
Por isso, hoje vamos entender quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda e também daremos dicas para fazer a declaração de forma mais rápida. Vale lembrar que, em caso de dúvida, vale a pena contratar um contador de confiança.
As regras para o Imposto de Renda seguem as mesmas do ano passado. Isso porque a modificação feita na lei, anunciada por Lula, não afeta as declarações. Por isso, especialistas dizem que não é preciso se confundir com as regras e, dessa forma, seguir as estipuladas pela Receita Federal.
Dessa forma, precisa declarar quem:
A declaração pode ser feita através do site da Receita Federal ou pelo programa da entidade, que pode ser baixado em qualquer dispositivo de computador.
Há alguns anos, o governo libera uma funcionalidade que permite fazer a declaração de forma bastante rápida. A declaração pré-preenchida é uma modalidade nova de enviar o Imposto de Renda à Receita Federal. Com esta novidade, ficou ainda mais fácil efetuar a declaração de forma correta, diminuindo, assim, as chances de cair na malha fina e, com isso, levar multas.
Isso porque a declaração pré-preenchida não tira a possibilidade de cair na malha fina ou de pagar multa. Dessa forma, é possível optar por esse tipo de declaração e, mesmo assim, precisar pagar multas. Esse caso é ainda mais visível em pessoas que fizeram algumas operações financeiras no fim do ano ou que efetuaram vendas de imóveis ou outros bens.
Por isso, mesmo que você escolha essa forma de enviar o Imposto de Renda, especialistas dizem que é preciso revisar todos os campos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…