Se você sonha com a casa própria, saiba que é possível comprar um imóvel com financiamento do FGTS. Assim, essa é uma das maneiras de deixar esse sonho um pouco mais alcançável.
E para te ajudar a saber mais sobre esse assunto e como buscar essa alternativa para comprar seu imóvel, trouxemos muitas informações e dicas para você. Sendo assim, não deixe de ler até o final, pois essas informações podem ser de grande valia.
Quem tem direito a imóvel com financiamento do FGTS?
Como todos sabem, o FGTS pode ser usado para adquirir uma casa própria. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são as situações e quem tem direito a esse recurso.
Todas as pessoas que trabalham com a carteira assinada e recebem o FGTS podem usar esse recurso para adquirir um imóvel, seja como uma entrada no financiamento, ou para inteirar o valor na compra à vista.
Para utilizar o recurso do financiamento, você precisa se encaixar nas seguintes situações:
- Para quitação do financiamento do imóvel;
- Para pagar parte das prestações;
- Para dar entrada no financiamento.
O saldo positivo do FGTS pode ser utilizado totalmente dentro dessas situações, isto significa que todas as pessoas que tenham saldo no FGTS, seja nas contas ativas ou inativas, podem contar com ele na hora de financiar a casa própria.
Como utilizar o FGTS no financiamento do seu imóvel?
É possível utilizar o saldo do FGTS de diversas formas em seu financiamento de imóveis. Uma delas é usar o valor do fundo como amortização ou liquidação do seu saldo devedor junto ao banco.
Isso significa que, se você já tem um financiamento, pode usar o dinheiro contido no FGTS para diminuir ou mesmo quitar sua dívida. Porém, para que isso seja possível, o crédito para a compra do imóvel precisa ter sido liberado sob as normas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Outra forma de ter um imóvel com financiamento do FGTS é usar o fundo para diminuir o valor das parcelas. Desse modo, se o financiamento também foi assinado conforme o SGH, pode usar o dinheiro do fundo para abater até 80% do valor da prestação. E isso ao longo de 1 ano inteiro, ou seja, por 12 parcelas.
Você também pode usar o valor do seu FGTS como garantia ou entrada para fazer o financiamento do seu imóvel. Para isso, basta acessar o aplicativo do fundo e autorizar os bancos a consultarem o seu saldo. É importante que você inclua todas as instituições nas quais deseja buscar crédito para a compra da sua casa.
Essa autorização vale por 90 dias.
Como ter saldo no FGTS?
Para ter saldo no FGTS o cidadão precisa trabalhar de maneira formal, isto é, com a carteira registrada.
Todas às vezes que um contrato de trabalho é aberto, o trabalhador recebe uma conta para o empregador depositar o valor do Fundo de Garantia, sendo referente a 8% do salário da carteira.
Agora que você já sabe como funciona o financiamento de imóvel com o FGTS, é só seguir as instruções para ter um recurso a mais na hora de adquirir a moradia própria!