Recentemente, a assessora especial do Ministério da Fazenda, Fernanda Santiago, disse que um novo mecanismo está sendo criado. Trata-se de uma espécie de cashback, ou seja, dinheiro de volta, em que imposto de itens essenciais serão restituídos para os brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade. Segundo informações oficiais, o novo sistema deve beneficiar 72 milhões de cidadãos.
Em suma, o objetivo é que, com a Reforma Tributária, que segue em análise no Congresso Nacional, um novo imposto seja criado sobre Bens e Serviços. Para esclarecer, ele é parecido com o imposto sobre o Valor Agregado (IVA), cobrado em mais de 100 países. Com isso, o novo tributo deve unificar cinco impostos de consumo:
Sendo assim, a expectativa é que, ao invés de desonerar a cesta básica, a Reforma Tributária possa instaurar a devolução dos impostos à população mais vulnerável do país. Do mesmo modo, segundo informações oficiais, a reforma pode gerar um crescimento na economia de, pelo menos, 12% em um período de 15 anos. Isso equivale a R$ 1,2 trilhão a mais no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.
Antes de mais nada, a entrega da declaração do Imposto de Renda iniciou-se no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio. Durante este período, os contribuintes precisam prestar contas à Receita Federal e informar os seus rendimentos e deduções.
Conforme as regras, precisam declarar o Imposto de Renda:
Confira ainda: SAQUE-ANIVERSÁRIO é liberado para NOVO GRUPO! Saiba como ter o dinheiro em mãos
Segundo informações da Receita Federal, neste ano será permitido que os contribuintes recebam a restituição por Pix. Dessa forma, permitirá que o procedimento de pagamentos seja facilitado. E também, a Receita deve priorizar a restituição dos brasileiros que enviarem a declaração pré-preenchida.
A Receita, neste ano, também deve contar com criptoativos declarados para transações, como determinado nas Instruções Normativas. Do mesmo modo, a nova versão também conta com a inclusão de conta bancária ou novos fundos de investimentos, mesmo que não tenham sido informados no documento do ano anterior.
De antemão, o modelo pré-preenchido existe desde 2014, e tem como finalidade reduzir as chances de o contribuinte cair na malha fina. A saber, ela já vem com informações fornecidas à Receita por bancos, médicos, empresas e outros, a respeito do cidadão.
Além disso, a declaração pré-preenchida pode ser encontrada no programa para computador e também no aplicativo “Meu Imposto de Renda”, sendo necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro. Confira como fazer o acesso:
Vale ressaltar que o programa está disponível para Windows, Mac, Linux e Solaris. Além disso, também é possível fazer a declaração online, pelo portal e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Saiba também: EXCELENTE NOTÍCIA surpreende os inscritos do CADASTRO ÚNICO nesta terça (4)
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…