Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a data para o pagamento da primeira parcela do 13º salário de seus segurados. Assim, o repasse extra tende beneficiar muitos cidadãos brasileiros.
Todavia, diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, neste ano, a primeira parcela do 13º salário do INSS não será paga antecipada. Conforme o calendário divulgado, o primeiro pagamento começa no dia 25 de agosto.
Sendo assim, na primeira parcela o valor pago corresponderá a metade do benefício, sem descontos. Contudo, na segunda, que está prevista para ser paga a partir de novembro, será referente a outra metade do valor e poderá incluir deduções, como o Imposto de Renda.
Anteriormente foi mencionado que a primeira parcela do 13º salário deve começar a ser paga no dia 25 de agosto. Com isso, como nos anos anteriores, o calendário de pagamento seguirá o número final do Número de Identificação Social (NIS) dos segurados.
Confira portanto, o calendário de pagamento dos beneficiários que recebem um salário mínimo:
Lembrando que os segurados do INSS que recebem valor superior a um salário mínimo terão acesso ao benefício em outra data. Confira a seguir o calendário de pagamento desses trabalhadores:
Do mesmo modo, de acordo com o calendário disponibilizado pelo Governo Federal, a segunda parcela do 13º salário deve começar no dia 24 de novembro. Dessa forma, como a parcela anterior, os pagamentos devem ser feitos de acordo com o NIS dos segurados.
Acompanhe o calendário de pagamento dos beneficiários que recebem um salário mínimo:
Para segurados que recebem mais de um salário mínimo:
A saber, pela lei, tem direito ao 13º salário do INSS quem, durante o ano, recebeu qualquer um dos seguintes benefícios:
Nesse sentido, até o momento, ficam de fora do pagamento do abono natalino os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os que têm direito a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Entretanto, é válido salientar que no primeiro caso, a isenção do pagamento se deve à natureza do benefício, que é assistencial e não previdenciária. No segundo, porém, já está extinto.
A princípio, o segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:
Além disso, existe a opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135. Esse número fica disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas.
Veja também: Desespero TOTAL, beneficiários do BOLSA FAMÍLIA tomam novo SUSTO
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…