Como nova medida do INSS, a revisão vitalícia deixou os aposentados vulneráveis à exploração por golpistas devido ao desconhecimento geral sobre a política. Por isso é que hoje, indicaremos mais um golpe que está sendo aplicado junto aos aposentados do INSS.
O que é a revisão de vida toda do INSS?
Uma nova análise do histórico salarial do aposentado é a base para a “revisão da vida toda”, benefício aprovado em dezembro de 2022 pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Essa revisão considera a remuneração auferida antes de 1994, quando o Plano Real entrou em vigor.
Esses vencimentos não são contabilizados pelo método padrão de cálculo.
Se o aposentado ganhasse um salário maior no momento do cálculo, a diferença seria revertida para o segurado na forma de uma pensão maior. Mas se o cálculo com os salários anteriores der uma pensão menor que a atual. Não tem como voltar atrás, e o aposentado sofrerá porque agora receberá a pensão menor.
Sendo assim, ao contrário das notícias falsas que circulam, os aposentados do INSS não são obrigados a fazer revisão de vida toda. A agência sugere cautela antes de decidir enviar um pedido de revisão.
Um profissional em direito previdenciário deve aconselhar o segurado com antecedência sobre se uma revisão é ou não a melhor opção, dadas suas circunstâncias específicas.
Como funciona o golpe que atinge os aposentados do INSS?
Os golpistas se aproveitam do fato de que a operação da revisão vitalícia é novidade para os aposentados, usando-a como desculpa para prejudicar o segurado.
Os criminosos agora se comunicam com o advogado ou secretário encarregado do processo de revisão por mensagem de texto em seus celulares, um movimento que antes só era possível por meio do início de uma ação judicial.
Informações pessoais, como nome completo do aposentado e número do CPF, ficam disponíveis publicamente na internet graças ao processo judicial. Isso inclui o número do processo e o nome do advogado que entrou com a petição para uma revisão de vida toda.
Ao que tudo indica, o golpista envia mensagens se passando por representante legal do segurado e exigindo que o destinatário faça o pagamento do PIX para quitar supostos débitos da Previdência Social. Os criminosos prometem que assim que a transferência for concluída, o novo valor será desbloqueado após uma revisão completa de toda a vida da pessoa.
O que o INSS alerta sobre o golpe dado aos aposentados?
O INSS informou aos beneficiários que não os contatará para oferecer serviços ou realizar revisões de seguros.
Se você receber uma mensagem ou ligação suspeita, desligue imediatamente e notifique o escritório de advocacia ou organização profissional associada ao número. Também é possível preencher um BO (Boletim de Ocorrência).
Para mais novidades, continue acompanhando o Brasil 123!