A frutose é um carboidrato simples proveniente das frutas e dos vegetais é o açúcar em sua forma mais simples retirado da fruta in natura. A quantidade de frutose encontrada nas frutas e nos vegetais é bem pequena. Conforme as frutas amadurecem, elas transformam a frutose em glicose e é por esse motivo que ganham um sabor mais adocicado do que quando estão em seu estágio mais verde. Veja tudo aqui no Brasil 123.
Algumas frutas têm o índice glicêmico um pouco mais elevado. Mas a frutose encontrada naturalmente na fruta e vegetais têm o índice glicêmico mais baixo. Então, dependendo do estágio de amadurecimento da fruta ela pode ter esse índice um pouco maior ou menor.
A indústria começou a usar a frutose em substituição ao açúcar convencional extraído da cana de açúcar, por ser um produto mais barato para a comercialização. Podemos encontrar a frutose à venda nos supermercados e ela está no xarope de milho, por exemplo. Os alimentos industrializados são ricos em frutose extraída desse xarope de milho. O consumo dessa frutose industrializada chega bem rápido ao fígado, prejudicando nossa saúde de uma forma geral.
As frutas não são constituídas somente de frutose, elas também são ricas em carboidratos, vitaminas, fibras, minerais entre tantos outros nutrientes tão benéficos ao nosso organismo e nosso bem estar de uma forma geral. Elas possuem uma influência positiva e potencial anti-inflamatório. É aconselhável consumirmos as frutas acompanhadas de outros alimentos, mas se for sozinha, o ideal é que não seja de forma exagerada.
Mas esse açúcar da fruta não vai gerar um ganho de peso. Claro que tudo vai fazer mal se você consumir em excesso. Então, o consumo exagerado de frutas pode vir a provocar um aumento de peso. Mas em geral, 03 porções de frutas por dia é uma média saudável.
As frutas amarelas possuem um índice glicêmico maior, mas também são ricas em vitaminas do Complexo B, potássio e magnésio, que ajudam no controle da pressão arterial. Então podemos dizer que ao consumir a banana com alguma fonte de fibra como, por exemplo, a aveia e a chia ou com alguma proteína como o ovo em algum preparo como em panquecas, o índice glicêmico dela cai bastante.
Portanto, existem formas para reduzir o índice glicêmico das frutas, basta introduzir uma porção de fibras, uma fonte de proteínas ou de gordura. Esse procedimento vai fazer com que a digestão dos carboidratos seja de forma mais lenta, reduzindo o impacto destes na glicemia.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…