O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sinalizou nesta segunda-feira (24), que a Previdência Social precisa de recursos para reduzir as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A saber, durante reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lupi pediu verbas para cumprir a promessa de campanha eleitoral de acabar com as filas na concessão de aposentadorias, auxílios e pensões.
De acordo com Lupi, para zerar as filas do INSS, o governo precisa aplicar um complemento orçamentário, ou seja, garantir um remanejamento de verbas, para conceder até 900 mil benefícios a mais do que o previsto e, finalmente, zerar a fila ainda em 2023.
“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhão [de beneficiários] por ano, que todo ano cresce, os recursos estão previstos e orçados. Além desse crescimento vegetativo, de cerca de 1 milhão, teremos de 800 mil a 900 mil [beneficiários] a mais. Então, nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, declarou Lupi.
Além disso, o ministro da Previdência disse não ser possível prever o impacto dos benefícios adicionais sobre o Orçamento.
Isso porque, além de o valor dos benefícios oscilar, informou Lupi, é necessário ainda verificar o peso de cada benefício na fila.
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Ainda mais, o ministro também citou a carência de médicos peritos como motivo de um dos agravantes para a demora nas filas do INSS.
“Essa não é uma questão simples de resolver. Existem vários tipos de problemas diferentes. Você tem a perícia. A pessoa está de licença médica, e os peritos avaliam se aquela licença é condizente. São pessoas que pedem aposentadoria por invalidez e precisam fazer um exame médico para isso”, declarou. Segundo Lupi, existem 3,5 mil médicos peritos trabalhando atualmente.
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Por fim, Lupi reiterou que pretende eliminar a fila do INSS até o fim deste ano.
Ainda mais, ele prometeu que todos os cidadãos terão os processos de pedidos de benefícios decididos em até 45 dias, prazo tradicional de análise do INSS.
O Ministério da Previdência Social e o INSS vão utilizar o aplicativo WhatsApp para prestar serviços à população.
A saber, haverá o envio de avisos sobre datas de perícias, andamento de pedidos e orientações diversas.
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, afirmou Lupi.
Com informações da Agência Brasil
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