Valor do exame de biópsia de próstata é reajustado pelo Ministério da Saúde

Com o objetivo de mobilizar a população masculina, o valor o exame de biópsia é reajustado pelo SUS.

0

Com o objetivo de mobilizar a população masculina e desmistificar procedimentos para diagnósticos de doenças, houve um reajuste no valor do exame de biópsia de próstata. Por isso, Governo Federal tem dispensado esforços em prol do Novembro Azul, campanha global de conscientização do combate ao câncer de próstata.

Pensando em aprimorar diagnósticos, o Governo reajustou a tabela do exame paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Afinal, esse exame é fundamental para diagnosticar o câncer de próstata nos homens e a mudança de valor é uma forma de garantir que novas tecnologias aperfeiçoem a análise e proporcionem resultados cada vez mais precisos. A medida faz parte da Linha Azul, uma ação do Ministério da Saúde voltada para a saúde do homem.

exame de biópsia

Segundo o Ministro da Saúde, nos últimos dois anos o Brasil registrou cerca de 68 mil casos de câncer de próstata. Porém, o país conta com mais de 300 centros que cuidam dessa doença. Contudo, a média anual é 5,7 milhões de exames para diagnóstico do câncer de mama e o investimento do Governo Federal é de R$ 102 milhões por ano. Entretanto, para o tratamento são cerca de 685 mil procedimentos por ano e o investimento chega a uma média anual de R$ 360 milhões.

Linha Azul

A ação do Ministério da Saúde tem o objetivo de ampliar o esclarecimento sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a buscarem o diagnóstico no começo da doença. Dessa forma, aumentam a probabilidade de cura. Portanto, a intenção da Linha Azul é de que o paciente faça o itinerário em toda a rede de atenção, começando no posto de saúde, depois para atenção especializada e, por fim, encaminhado para uma unidade de tratamento.

Como é o exame de biópsia de câncer de próstata?

O exame de biópsia de câncer de próstata é feito com o homem deitado de lado, com as pernas dobradas, devidamente sedado. Portanto, o médico faz uma breve avaliação da próstata realizando o toque retal. Porém, após essa avaliação, é feita a introdução de um aparelho de ultrassom no ânus, que guia uma agulha até um local perto da próstata.

Essa agulha faz pequenas perfurações no intestino para chegar até à próstata e recolhe vários pedaços de tecido da glândula e das regiões ao seu redor. Portanto, esses pedaços são analisados em laboratório. A verificação é em busca de células que possam indicar a presença de câncer.

Como um homem pode se preparar para fazer o exame

O preparo para o exame de biópsia é importante para evitar complicações. Ele inclui:

  • Tomar o antibiótico receitado pelo médico, durante 3 dias antes do exame;
  • Fazer jejum completo de 6 horas antes do exame;
  • Fazer uma limpeza do intestino antes do exame;
  • Urinar alguns minutos antes de fazer o procedimento;
  • Trazer um acompanhante para ajudar no retorno a casa.

Lembre-se: o exame de biópsia de câncer de próstata ajuda no diagnóstico precoce, afinal,  aumenta as chances de cura!

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.