A alta de juros nos Estados Unidos tem preocupado o mundo sobre a possibilidade de uma recessão norte-americana. Como a maior economia do mundo, a recessão nos EUA impacta fortemente a economia de outros países. A inflação norte-americana, que atingiu seu maior valor em 40 anos, continua dando indícios que a alta de juros deve persistir.
Embora as preocupações sejam válidas, é necessário entender quais são os critérios que de fato definem uma recessão. Com base nisso, é possível analisar se os Estados Unidos, assim como outros países no mundo estão prestes a entrar em uma recessão econômica.
É bem comum que recessão seja definida como o momento em que uma economia se contrai, em vez de crescer, por dois trimestres consecutivos. O principal indicador para acompanhar essa contração é o PIB. Contudo, existem diversos fatores a serem analisados em paralelo.
Por exemplo, a queda do PIB por dois períodos consecutivos não necessariamente significa que a economia está se contraindo. Em algumas situações, o PIB pode ter caído por conta de um setor específico que sofreu forte contração, embora os outros estejam estáveis.
Nesse sentido, quando há uma grave crise econômica, existe uma piora de diversos setores e indicadores da economia como um todo por um período, impactando na renda da população e no aumento do desemprego.
No geral, uma recessão tem como característica a redução na produção de um país e a redução do poder de compra da população. Com isso, os principais impactos sobre a sociedade são:
Existem diversas causas que podem definir uma recessão econômica para determinado país. Por exemplo, o início da atual pandemia da Covid-19 definiu uma recessão de dois meses para a maioria dos países ao redor do mundo. Contudo, os indicadores econômicos foram subindo à medida que as restrições foram diminuindo.
No entanto, existem outros fatores que podem vir a causar uma recessão econômica, como instabilidades políticas no país, catástrofes ambientais, guerras, etc. Inclusive, a possibilidade de recessão nos EUA está relacionada tanto com as consequências da pandemia quanto com a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Para que um país possa sair de um ciclo de recessão, é necessário que sejam aprovadas uma série de medidas econômicas pelos governos federais com o intuito de estimular a economia. Além disso, é necessário a participação do banco central do país para definir qual será a política monetária.
Sendo assim, é de fundamental importância que haja uma equipe econômica de bastante competência, assim como unidade no Executivo para que as medidas necessárias para contornar a crise econômica, visto que impacta na vida de toda a população do país e, quanto mais demorar para tomar as medidas necessárias, maior a dificuldade para contornar a crise.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…