Entenda mais sobre a cirurgia bariátrica

Conheça um pouco mais sobre a bariátrica

0

Você já deve ter se perguntado o que é a cirurgia bariátrica e para que serve? Certamente, se você está um pouco acima do peso, você deve ter se perguntado se precisa fazer essa cirurgia. Mas calma, pois hoje, nesse artigo, iremos te mostrar informações sobre o assunto, para que você possa entender mais sobre a cirurgia bariátrica. Confira aqui no Brasil 123.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia que pode alterar seu sistema digestivo para reduzir o nível de tolerância na hora de ingerir alimentos. Ou seja, basicamente é uma redução de estômago para mudar a sua forma de se alimentar.

É um tipo de cirurgia muito delicada e que só deve ser feita como último recurso depois de inúmeros tratamentos. Outro caso no qual é necessário fazer a cirurgia bariátrica é quando o excesso de peso deixa a sua saúde tão prejudicada, que te faz correr risco de vida.

Benefícios da bariátrica

Os benefícios da bariátrica são, basicamente, todos os tipos de melhora e talvez até cura das doenças que são relacionadas à obesidade.

Essa cirurgia gera uma mudança de hábitos alimentares forçada, logo uma melhor qualidade de vida para quem possuía algum tipo de descontrole alimentício, que levou à obesidade. 

Então, a partir do momento que a pessoa muda drasticamente a sua reeducação alimentar, ela se livra de diversos tipos de doenças que foram causadas no período dos distúrbios.

Algumas doenças, como hipertensão arterial, asma, diabetes, colesterol alto e insuficiência cardíaca, estão na lista das doenças que são aliviadas ou até mesmo curadas definitivamente com a bariátrica. Além disso, ela ajuda também nas doenças psicológicas.

Quais são os casos que pode fazer a bariátrica?

Como você já deve saber, a cirurgia bariátrica não deve ser feita para qualquer pessoa. Sendo indicada apenas para quem tem obesidade acima do grau 2.

Obviamente, são justamente aquelas pessoas que passam por diversos tipos de tratamentos e dietas como práticas de exercícios físicos e, ainda por cima, não obtêm nenhum tipo de resultado. E, é claro, aquelas pessoas que possuem risco de vida por causa da obesidade.

Mas, independente da situação física e condições de saúde, o Ministério da Saúde não aconselha fazer essa cirurgia pessoas com transtornos psiquiátricos, ou que façam uso de drogas, que possuem algum tipo de doença cardíaca, pulmonar ou infecciosa gravíssima.

Cirurgia bariátrica - Reprodução AdobeStock
Cirurgia bariátrica – Reprodução AdobeStock

Riscos da cirurgia

Assim como os benefícios de realizar a cirurgia bariátrica, também existem os possíveis riscos na cirurgia. Todos eles estão ligados à obesidade diretamente. Somente o nível da obesidade irá agravar as possíveis complicações.

A cirurgia corre risco de ter uma grave embolia pulmonar ou sangramentos internos no local da operação. Além disso, pode gerar sintomas como vômito e diarreia.

Apesar disso, essas complicações surgem, geralmente quando o paciente ainda está no hospital, então a assistência é ali mesmo. Porém, dependendo da gravidade dos sintomas, talvez seja necessário fazer uma nova cirurgia.

Sendo assim, agora você já tem conhecimento e informações suficientes sobre a cirurgia bariátrica, caso esteja pensando em fazer.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.