ENEM 2020: Último dia para solicitar taxa de isenção da inscrição

Termina nesta sexta-feira (17/04) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2020. O resultado será divulgado no dia 24 de abril.

5

Termina às 23h59 desta sexta-feira (17/04) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020). A solicitação pode ser feita na Página do Participante, no sistema do Enem. O resultado do pedido será divulgado no dia 24 de abril. As provas digitais serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e, as presenciais, nos dias 1 e 8 de novembro.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

  • Quem está cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Confira o passo a passo para solicitar a isenção:

  1. O candidato deve entrar na Página do Participante, no site do Enem, e clicar em “Isenção”;
  2. O próximo passo é informar o CPF e a data de nascimento;
  3. Se o candidato for um dos que conseguiu isenção em 2019, mas foi ausente, o sistema vai pedir uma justificativa;
  4. Depois disso, a página vai mostrar as regras da isenção e os deveres do participante. É preciso ler com atenção e clicar em “Li e concordo”;
  5. Os dados pessoais registrados na Receita Federal serão apresentados na tela. Se estiverem incorretos, o solicitante pode corrigir enquanto continua a inscrição;
  6. Após esta etapa, o candidato deverá preencher CEP, endereço e informações sobre o ensino médio;
  7. Depois disso, será necessário confirmar a solicitação e preencher um questionário socioeconômico com 25 perguntas;
  8. Na última etapa, o participante deverá inserir uma foto atual.

A isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. Todos os participantes deverão realizar a inscrição, entre os dias 11 e 22 de maio. Se a solicitação de isenção for negada, é possível recorrer da decisão, entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O processo também deve ser feito na Página do Participante, apresentando os documentos solicitados.

Hoje também é o prazo máximo para que os estudantes que tiveram isenção no ano passado, faltaram nos dois dias de prova e desejam pedir a isenção para o Enem 2020, possam justificar a ausência. Se ela for negada, o estudante também poderá recorrer da decisão, no período de 27 de abril a 1º de maio.

5 Comentários
  1. Vanessa dos Santos Silva Diz

    Sou do 3 ano desejo fazer esse Enem não fiz os dois primeiro ano por falta de interesse mas esse sim mim interessei espero qui der certo pra mim fazer esse ano.

  2. DAIANE PEREIRA DE SOUSA Diz

    GOSTARIA DE ME INSCREVER NO ENEM. COMO FACO?

  3. Letycia Diz

    Estou a uma semana tentando concluir essa solicitação da taxa de isenção do Enem e toda vez que chega na parte da foto o sistema trava e tenho que ficar esperando a boa vontade ou tento novamente . Pior que tem que preencher todo formulário novamente.
    Tá uma porcaria esse sistema pedindo foto

  4. Miriam Diz

    Só gostaria de saber sobre quais condições alunos da rede pública, farão o ENEM, não estão tendo aula nem em EAD.

  5. Itauana Carvalho de Sousa Diz

    Vou me preparar para o Enem ano que vêm pois estou estudando no 1° ano do ensino médio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.