As finanças pessoais estão ficando cada vez mais apertadas por conta de dois fatores principais. O primeiro é que o preço dos alimentos ainda está alto no Brasil. O segundo é que os combustíveis estão subindo novamente. Apesar disso, o salário não acompanha esse aumento. Por isso, recorrer a um empréstimo com o FGTS para salvar as finanças é o caminho encontrado por muitas pessoas.
Isso porque ele tem juros muito menores, além de ter uma fácil liberação de valores, inclusive para quem está negativado. Por isso, ele é uma das melhores opções para quem precisa de dinheiro rápido. Dessa forma, vamos entender como funciona o empréstimo com FGTS e como usar ele de forma correta.
O que é o empréstimo com FGTS?
O empréstimo com FGTS é uma nova modalidade de crédito, que nasceu junto com o lançamento do saque aniversário. Na prática, você retira um empréstimo e, quando for receber o valor do saque aniversário do FGTS, ele vai diretamente para quitar a sua dívida. Para fazer parte dessa modalidade de crédito, é preciso seguir algumas regras.
Dessa forma, é preciso ter saldo no FGTS, ser cliente do banco que fará o empréstimo com FGTS, ter o CPF regularizado e ser aderente ao saque aniversário. Após seguir essas premissas, você estará liberado para retirar o valor que quiser, a depender dos valores que você possui guardado na sua conta do fundo de garantia.
Por ser um valor que já existe, mas que você não tem acesso diretamente, o risco de os bancos perderem é muito menor. Isso se reflete nos juros da operação, já que o empréstimo com FGTS tem taxas muito menores que o crédito pessoal, por exemplo. Por isso, ele é excelente para quem precisa em uma emergência, mas não quer se endividar com isso.
Onde conseguir?
Muitos bancos do Brasil aderiram ao crédito e fazem o empréstimo com FGTS. Alguns, inclusive, antecipam até 10 anos da modalidade, o que pode ser excelente para quem quer começar um novo negócio, por exemplo. Por isso, é importante analisar os juros e também as condições que cada banco fornece ao cliente.
O BMG antecipa até 10 anos de saque aniversário no empréstimo com FGTS. Atualmente, o banco trabalha com uma taxa de 1,69% ao mês, aproximadamente. Outra instituição que faz a operação é o BXBlue, que antecipa até 7 saques, com uma taxa mensal de 1,35%. O C6 Bank também tem essa opção para os clientes. Além disso, é um dos melhores bancos para fazer o empréstimo, já que tem uma taxa de 0,99% ao mês e antecipa até 7 anos.
Além desses bancos, a Caixa, o Banco Safra, a ConsigMais e o Mister Money também aderiram à modalidade. Os juros seguem abaixo de 2% ao mês em todos os casos e, por isso, são menores que outras modalidades, como o consignado do Auxílio Brasil.
Ao fazer o seu empréstimo com FGTS, certifique-se de que você usará o valor com responsabilidade e que as parcelas caberão no seu bolso. Não se esqueça de analisar as taxas, os prazos e as condições de pagamento.