Trocar de emprego é uma das maiores vontades dos trabalhadores brasileiros. Isso porque a maioria não gosta do que faz. Por outro lado, ao trocar de emprego existe a possibilidade ter um aumento de salário, fundamental no cenário de preços altos no país. Contudo, nem sempre é a hora de buscar um emprego novo. Isso porque profissionais que trocam muito de empresa acabam gerando dúvidas para o contratante.
Por conta disso, juntamos as opiniões de alguns especialistas para que você saiba exatamente a hora de trocar de emprego. Vale lembrar que as mesmas dicas servem para quem está fazendo migração de carreira, ou seja, trocando de área de atuação.
Ao buscar um emprego novo, é hora de rever as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho. Isso porque as exigências podem ser bem diferentes daquelas que haviam quando você conseguiu a sua atual vaga. Por isso, é hora de buscar informações das vagas existentes e, claro, estudar as principais empresas do ramo onde você deseja atuar.
Por isso, uma excelente ideia é começar pelas vagas. Pesquise no LinkedIn 15 vagas na área que deseja atuar. Em um caderno ou tabela, anote os requisitos mais buscados pelos contratantes e trace um plano para entender os principais requisitos solicitados. Dessa forma, você pode buscar conteúdos na internet ou fazer cursos que emitam certificados. Com isso, você estará à frente de muitos candidatos que concorrerão com você nessa vaga de emprego novo.
Após isso, é hora de começar a vender as suas habilidades para essa empresas. Para isso, você precisará ter um perfil atraente no LinkedIn, a principal plataforma de trabalhos do mundo. Busque profissionalizar o seu perfil, postando conteúdos de forma recorrente e destacando as suas principais qualidades profissionais. Uma excelente dica é usar o Calendly para permitir que recrutadores entrem em contato com você.
Foto: ReproduçãoDepois de se especializar nos assuntos que a sua área demanda e fazer um perfil atrativo no LinkedIn, você provavelmente já receberá algumas propostas para um emprego novo. Contudo, você ainda pode ter dificuldades para entrar nas empresas. Nessas horas, é importante entender que você está a poucos passos da aprovação.
Para conseguir a sua vaga em um emprego novo, o ideal agora é fazer contatos em outras empresas, buscando conversas sobre a sua área com diversos profissionais. Uma dica interessante é fazer conexões com pessoas da empresa almejada. Comentários nas postagens dessas pessoas podem dar dicas de como funciona a empresa por dentro.
Além disso, é preciso que você tenha uma reserva de emergência. Isso porque você pode precisar dela para segurar as contas na hora da troca de emprego, principalmente se o salário inicial for menor que o seu atual. Lembre-se que, posteriormente, você pode aumentar o seu salário ganhando aumentos na empresa.
Com esse plano em mãos, você conseguirá a sua sonhada vaga de emprego novo e poderá ser mais feliz. Além disso, existem chances de você ganhar muito mais em novas empresas quando você está empolgado com aquilo que faz.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…