A prova de vida é uma comprovação exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir disso, o INSS pode comprovar que o segurado permanece vivo e, portanto, capaz de receber o benefício. Dessa maneira, a prova de vida é uma forma de garantir a veracidade das informações e manter o benefício.
A prova de vida, também conhecida como renovação de senhas, é feita anualmente. Antigamente, era necessário que o contribuinte fosse à instituição financeira em que recebe o benefício. Dessa forma, ele deveria apresentar a documentação e realizar a biometria. Além disso, em 2020 devido a pandemia de Covid-19, a verificação foi suspensa temporariamente.
Todavia, a prova de vida volta a ser obrigatória e novas mudanças são previstas. Confira a seguir as alterações.
Prova de vida sem sair de casa
Neste ano, o próprio INSS ficará responsável pela verificação do segurado. Dessa forma, o cidadão não precisará sair de casa e tudo será feito através do cruzamento de dados. Assim, o segurado pode ficar tranquilo e aguardar, pois não haverá bloqueio do benefício.
Dessa forma, somente em caso de falha do sistema é que o segurado deverá realizar a verificação de forma presencial. Antes disso, o cidadão receberá uma notificação para realizar a prova de vida.
Apesar de não ser mais uma obrigação, o segurado que desejar realizar a verificação presencialmente poderá ir ao banco. Além disso, também poderá ligar para o telefone 135. Vale lembrar que não se deve procurar as agências do INSS, pois não irão realizar tal atendimento.
Prova de vida pelo App Meu INSS
Através do acesso ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos com certificação no acesso poderão ser utilizados pelo INSS. Ou seja, é a partir de dados como esse que o sistema irá comprovar a vida do segurado. Pois, ao acessar o aplicativo, é requerido acesso através da biometria facial.
Outras ações também serão levadas em conta. Por exemplo, fazer empréstimo consignado, atendimento presencial em uma agência do INSS e até a vacinação. Além disso, realizar perícia médica, atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) e a emissão de novos documentos. Como, carteira de identidade, passaporte e outros.
Também o ato de receber o benefício utilizando a biometria será um dado relevante. A declaração de imposto de renda também será considerada. Consultas médicas pelo SUS e até comprovantes de votação, serão comprovantes.
Através do aplicativo Meu INSS também é possível ao segurado verificar o saldo previdenciário. Além disso, a atualização de dados e até o agendamento de perícia médica. O download do aplicativo pode ser feito de forma gratuita em celulares com sistema Android ou iOS.
Quem deve fazer a prova de vida?
Todos os aposentados, pensionistas ou pessoas que recebem qualquer benefício assistencial.
Servidores Públicos
Para os servidores públicos federais ou pensionistas da União, deverão realizar a prova através dos aplicativos Sougov.br e Gov.br. Além disso, se preferirem poderão realizar na agência bancária onde recebem o benefício. Vale lembrar que o procedimento deve ser feito no mês do aniversário do beneficiário.