Saber se é perigoso estalar o pescoço é o desejo de muitas pessoas que possuem esse costume. Contudo, apesar de ser bem comum, essa prática pode sim trazer riscos para a saúde.
Assim sendo, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Estalar o pescoço é uma prática comum entre muitas pessoas que buscam alívio ou relaxamento. No entanto, há muitas dúvidas e preocupações sobre a segurança dessa atividade. Esse estalo ocorre quando as articulações da coluna cervical são movimentadas de forma brusca e produzem um som característico. Desse modo, o som é resultado da liberação de gases presentes nas articulações.
Conforme mencionado acima, apesar de ser comum, estalar o pescoço pode sim apresentar riscos. Isso porque a prática incorreta ou excessiva pode levar ao desgaste das articulações, lesões nos ligamentos ou até mesmo causar instabilidade na coluna cervical. Por isso, é importante ter cautela ao realizar esse movimento.
Se você optar por estalar o pescoço, é importante fazê-lo de forma segura. Dessa forma, a primeira orientação é não forçar o movimento. Deixe o pescoço relaxado, movimente-o delicadamente e apenas até o ponto em que sinta o estalo.
Ademais, evite movimentos bruscos ou excessivos, pois isso pode causar lesões.
Bem como visto, estalar o pescoço pode até proporcionar um alívio temporário, mas não é saudável e pode acabar gerando problemas a longo prazo. Por isso, confira abaixo algumas dicas para você aliviar essa dor sem a necessidade de realizar o estalo:
Primeiramente, dedicar alguns minutos ao dia para fazer alongamentos pode ser muito benéfico para aliviar a tensão no pescoço. Isso ocorre porque movimentos simples como girar a cabeça de um lado para o outro, inclinar o pescoço para os lados e levar o queixo ao peito podem ajudar a relaxar os músculos.
Além disso, manter uma postura adequada ao sentar ou ficar de pé também é fundamental para evitar dores no pescoço.
Sendo assim, garanta que sua coluna esteja reta, ombros relaxados e cabeça alinhada com a coluna.
A prática de exercícios específicos para fortalecer os músculos do pescoço pode ajudar a prevenir e aliviar dores nessa região.
Dessa maneira, consulte um profissional para indicação dos melhores exercícios para você.
Ademais, antes de realizar qualquer atividade física intensa, também é importante fazer um aquecimento adequado. Isso ajuda a preparar os músculos do pescoço e evita lesões.
Por fim, em casos de dores persistentes, é sempre recomendável buscar a orientação de um profissional da saúde, como o fisioterapeuta. Ele poderá avaliar sua situação específica e indicar o melhor tratamento para aliviar suas dores no pescoço.
Agora que você já sabe se é perigoso estalar o pescoço e como aliviar sem a necessidade do estalo, siga nossas dicas para não correr nenhum risco de lesão!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…