É importante estar atento à duração máxima do Seguro Desemprego. Visto que o benefício é um recurso que ampara o trabalhador, é necessário conhecer as regras e condições estipuladas pelo Governo Federal e a Caixa Econômica.
A princípio é bom saber quais categorias de profissionais e em quais situações eles poderão ter acesso ao Seguro Desemprego. Então, veja a seguir:
Não é permitido receber qualquer outro benefício trabalhista ao mesmo tempo em que se recebe o Seguro Desemprego. E nem possuir participação societária em empresas.
Caso o trabalhador consiga um emprego com carteira assinada logo após a demissão ou durante o recebimento do Seguro Desemprego, ele perderá direito ao benefício.
Saiba a quantidade de parcela e a duração do pagamento do benefício de acordo com as diferentes situações:
Além da duração máxima do Seguro Desemprego, também é importante que o trabalhador entenda como essas parcelas são calculadas para entender como se chega aos valores. Então, acompanhe abaixo como ocorrem esses cálculos:
Existem prazos para solicitação do benefício, afinal, o sistema segue um padrão de categorias, veja abaixo:
O Seguro Desemprego pode ser solicitado por meio de SRTE, SEPT, Sistema Nacional de Emprego e outros postos credenciados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Ou então, por canais virtuais, como:
Para solicitar as parcelas do seguro desemprego, o trabalhador precisa estar em posse do Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego, entregue pelo empregador no momento da demissão.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…