Dores nas costas são muito comuns, por diversos motivos. Um deles é a má postura, adotada pela maioria das pessoas no dia a dia, outro é a tensão, relacionada ao estresse. Contudo, nem sempre é ideal tomar remédios, ainda por cima se a dor for muito frequente. Dessa forma, veja o que você pode testar na sua casa para aliviar as dores nas costas, e evitar tomar remédio!
Remédios caseiros para dor de garganta: veja o que tomar para melhorar
Primeiramente, se você está com dores nas costas, aplique uma compressa no local onde você sente a dor. Se a dor for causada por tensão muscular, a tendência é que ela diminua bastante dessa forma. A compressa, contudo, deve ser sempre quente, nunca fria. Isso porque o calor relaxa o músculo e ajuda no desfazimento dos nós.
Dessa forma, esquente água, coloque numa bolsa de água quente própria e aplique no local, sempre embrulhada por um pano. Ou seja, jamais aplique diretamente na pele, porque pode causar queimaduras. Vinte minutos de compressa é o suficiente.
Outra boa ideia para aliviar as dores na coluna é a massagem local. Tanto com massageadores manuais, como com eletrônicos, ou, até mesmo, com a própria mão, elas ajudam bastante no alívio da dor. Fazer uma massagem, depois da compressa quente, é o ideal.
Você pode fazer a massagem com óleos de massagem, inclusive, com óleos de ervas com propriedades terapêuticas. Além disso, existem pomadas específicas para dor, facilmente encontradas em farmácias e de valor acessível. Dessa forma, utilize-as para massagear o local e conseguirá um bom alívio!
Enxaqueca: veja esses remédios caseiros e livre-se da dor
Existem diversos chás que potencializam os efeitos das sugestões anteriores. Qualquer chá com propriedades anti-inflamatórias, ou analgésicas, consegue cumprir bem esse papel. Alguns deles são bem comuns, como o chá de erva-doce ou o de hortelã, por exemplo. São fáceis de achar, gostosos e garantem o alívio das dores nas costas! Lembre-se sempre de não ingerir substâncias as quais você não está acostumado. Isso porque elas podem provocar alergias, ou algo mais grave.
As atividades físicas são muito recomendadas para o fortalecimento dos músculos da coluna, ou seja, são uma ótima prevenção para dores nas costas. Contudo, quando você já está sentindo dor, o ideal é ficar quieto, o máximo possível, para evitar piorar a situação. Isso porque, se a dor for causada por alguma inflamação, ela vai piorar com os movimentos do músculo inflamado.
Por fim, faça alongamentos. Os alongamentos acostumam ajudar bastante no relaxamento dos músculos. No dia a dia, eles são essenciais para a prevenção das dores na coluna e podem ser mais intensos. Contudo, quando a dor estiver apertando, faça alongamentos leves, que ajudem na diminuição da dor. Além disso, há alongamentos que são próprios para a coluna. Você pode pesquisá-los em vídeos no YouTube, ou imagens no Google. Apenas tome cuidado para não forçar sua coluna e piorar a situação!
Atividades para relaxar: mande embora o estresse com essas práticas
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…