Doenças que afetam a visão e que você precisa saber

0

As doenças que afetam a visão são inúmeras. Em todo o mundo, existem cerca de 160 milhões de pessoas com deficiência visual e algum grau de baixa visão. A visão subnormal geralmente é caracterizada por visão parcial, como visão turva, distorcida, sombras, manchas ou visão em túnel, mas o termo também inclui a cegueira.

Se você é afetado por uma doença ocular, como retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular ou retinite pigmentosa, você ainda pode viver de forma independente se for auxiliado por aparelhos para visão subnormal.

Quais são as doenças que afetam a visão?

doenças que afetam a visão

Degeneração macular

A degeneração macular é uma doença frequentemente associada ao envelhecimento (também chamada de “degeneração macular relacionada à idade”) que resulta em perda de visão no centro do campo visual. A visão central nos ajuda a ver os objetos com clareza e é essencial para realizarmos tarefas como ler e dirigir.

Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular em que o nervo óptico é danificado, causando perda de visão. O nervo óptico está localizado na parte posterior do olho e é usado para transmitir as imagens que vemos ao nosso cérebro para que este as interprete.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes em que a retina, o tecido sensível à luz que reveste a superfície interna do olho, é danificada. O diabetes causa alterações anormais nos níveis de açúcar no sangue do corpo.

Catarata é uma das doenças que afetam a visão

A catarata é uma turvação do cristalino natural do olho. As lentes dos nossos olhos são compostas principalmente de água e proteínas. As proteínas são organizadas de forma que as lentes permaneçam limpas e a luz possa passar.

Retinite pigmentosa

A retinite pigmentosa é um grupo de doenças genéticas do olho que causam a degeneração da retina, a camada de tecido fotossensível que reveste a parte posterior do olho. Os fotorreceptores da retina são formados por cones e bastonetes. A retinite pigmentosa destrói gradualmente os cones e depois os bastonetes, causando perda de visão.

As informações sobre doenças que afetam a visão foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.