Doenças que a obesidade pode causar: Quais são e sintomas

1

As doenças que a obesidade pode causar envolvem sérios problemas de saúde. A definição oficial de obesidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que representa risco à saúde.

A obesidade ocorre quando você consome mais calorias do que gasta. É, portanto, o resultado de uma equação entre a quantidade de alimentos ingeridos e a atividade física diária.

Doenças que a obesidade pode causar

doenças que a obesidade pode causar

Diabetes é uma das doenças que a obesidade pode causar

Este é o diabetes tipo 2, também chamado de “diabetes gorduroso”. A obesidade aumenta dramaticamente o risco de diabetes tipo 2. O corpo primeiro se torna resistente à insulina. Apesar do aumento da secreção de insulina pelo pâncreas, o nível de glicose no sangue permanece alto porque o corpo não consegue metabolizá-la.

Depois de um tempo, o pâncreas não consegue mais secretar e o diabetes se torna dependente de insulina, o que requer injeções regulares de insulina. O diabetes sozinho causa complicações nos vasos, rins, olhos, etc.

Hipertensão, complicações cardiovasculares

O excesso de peso requer um aumento da pressão arterial para fornecer sangue a todos os órgãos. A hipertensão danifica o coração, os vasos, incluindo os do cérebro e os rins.

Complicações articulares

As articulações não são capazes de sustentar o excesso de peso ao longo do tempo e se desgastam mais rapidamente na obesidade, causando osteoartrose principalmente na coluna, quadris, joelhos e tornozelos. A perda de peso ajuda a preservar as articulações e evita que precisem ser reparadas cirurgicamente.

Complicações respiratórias

A insuficiência respiratória é uma das doenças que a obesidade pode causar e compreende a complicação clássica do sobrepeso. A perda de peso, por conseguinte, melhora os sintomas.

Síndrome de apneia do sono

É uma complicação muito séria da obesidade. Durante o sono, as vias aéreas se fecham com hipotonia muscular e a respiração para momentaneamente. Pode ser a causa da morte.

Depressão

A depressão é uma consequência da dor crônica, falhas na dieta, uma baixa autoimagem causada pelo excesso de peso. A avaliação da depressão mascarada antes da cirurgia da obesidade é essencial. A consulta com o especialista é feita principalmente para esse fim e não para impedir uma intervenção.

As informações sobre as doenças que a obesidade pode causar foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!

5/5 - (1 vote)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.