A expectativa dos brasileiros que ainda não receberam o dinheiro esquecido através do Banco Central ainda é grande. Afinal de contas, são bilhões de reais que ficaram para trás em diversos bancos no país.
Na segunda fase de rodadas de pagamentos, espera-se que, a partir do sistema de Valores a Receber, grande número de brasileiros possa sacar o dinheiro esquecido, reduzindo assim, o impacto financeiro negativo no país.
A princípio, a consulta não estava liberada e os brasileiros não conseguiam verificar o valor do dinheiro disponível. Isso, porque teve um atraso depois da greve dos funcionários da instituição responsável.
No entanto, após o encerramento da greve, espera-se que novas consultas possam ser feitas e aumenta a esperança dos brasileiros que aguardam pelos valores. Para quem deseja saber como consultar o valor que estará disponível, confira as informações abaixo.
Informações sobre o dinheiro esquecido do Valores a Receber
Valores a Receber é um sistema utilizado pelo Banco Central (BC). Através desse sistema pode ser feita uma consulta de dinheiro esquecido em contas de brasileiros em diversas instituições financeiras.
O dinheiro, portanto, é de tarifas de crédito que são cobradas pelas instituições financeiras indevidamente. Dessa forma, cidadãos brasileiros que encerram contas e deixaram algum saldo para trás também poderão sacar o valor.
Sendo assim, o dinheiro esquecido estará disponível a partir do momento em que o cidadão seguir os passos necessários para isso.
De onde é retirado os Valores a Receber??
O dinheiro esquecido, como já foi mencionado, é disponibilizado através do Banco Central. Ele é retirado de contas-correntes, em alguns casos, de poupanças encerradas pelos cidadãos, mas com saldo que não foi retirado.
Outra situação em que consiste a retirada do dinheiro são as tarifas de crédito ou valores cobrados indevidamente. Essas tarifas são retiradas de parcelamento de crédito, por exemplo. Além disso, também de sobras de cooperativas de crédito, bem como cotas de capital que se tornam dinheiro esquecido que permite ser sacado.
Sobretudo, valores de consórcios onde o cliente pagou e não sacou, também é outra opção para sacar.
Como fazer a consulta dos valores?
A data para a realização da consulta do dinheiro esquecido no Banco Central está prevista para os próximos dias. Sendo assim, é importante que o cidadão fique atento.
Vale lembrar, porém, que a consulta será realizada na própria plataforma do Banco Central (BC) que, de acordo com as informações do site, ela ainda não está disponível.
Houve um primeiro acesso à plataforma, onde milhões de brasileiros já fizeram a primeira consulta. Nesse caso, esse cidadão já está ciente da data certa que deve retornar ao site. Por outro lado, para quem ainda não fez, precisa acessar a plataforma utilizando o número do CPF, juntamente com a data de nascimento para que seja verificada.
Para isso, o cidadão precisa ter uma conta Gov.br e estar no nível prata ou ouro. Em seguida, seguir os passos:
- Faça login na plataforma;
- Consulte o dinheiro esquecido e qual é a instituição de origem;
- Por fim, precisa clicar em “Solicitar por Aqui”.
Regras dos Valores a Receber atualizadas
É necessário, primeiramente, deixar claro que, nos últimos meses, houveram algumas mudanças no sistema de Valores a Receber. Nesse sentido, depois da conclusão da primeira fase, é necessário deixar agendada a solicitação do dinheiro esquecido.
Com isso, o cidadão, assim que acessar o site na data definida, poderá fazer a solicitação para enfim, sacar o dinheiro disponível.
As informações, por outro lado, ainda serão repassadas por cada instituição financeira que está responsável pelos Valores a Receber. Vale lembrar que, na primeira etapa, quem não tinha dinheiro disponível, precisa fazer uma nova consulta e verificar novamente.
Depois que fizer a consulta inicial na data que foi agendada, o cidadão precisa acessar o portal utilizando o login e verificar a instituição responsável pelo dinheiro disponível. Com isso, será possível ir até a opção de solicitar o saque e o valor será repassado via Pix.
No entanto, para algumas pessoas pode ser necessário entrar em contato com a instituição antes da liberação dos valores.