A dieta vegana é um modo de alimentação baseado na exclusão de todos os alimentos ricos em proteína animal (carnes e aves, peixes). No entanto, não admite alimentos de origem animal, como ovos, leite, laticínios e mel.
Como você pode ver, esta dieta é baseada no consumo de vegetais (frutas e vegetais), cereais, leguminosas (lentilha, ervilha, feijão seco, etc.). Além disso, outra tendência são os flexitarianos ou semivegetarianos, que estão reduzindo o consumo de carne em favor dos peixes e proteínas vegetais.
Uma dieta vegana não contém produtos de origem animal. Sem carne, peixe, frango, laticínios (leite animal, iogurte, queijo, manteiga, etc.), ovos, mel, gelatina ou caldo de carne.
“O que você ainda está comendo?” É uma das perguntas mais frequentes. Batata frita, caldeirada de legumes, tofu, panqueca, lasanha, risoto, pizza, etc. De fast food a alimentos integrais, há algo para todos.
A cozinha vegana é muito variada e imensamente ampla: vegetais, frutas, grãos, legumes, nozes, sementes e ervas. Eles, por conseguinte, vêm em uma grande variedade e você pode combiná-los infinitamente em pratos deliciosos. Se você mergulhar na culinária vegana, perceberá que não tem absolutamente nada a perder!
Existe uma grande variedade de cereais, pensamos no trigo na forma de pão, massa e arroz. Você também pode experimentar o lado macrobiótico com grãos cozidos como milho, cevada e centeio.
Lentilhas e feijão são baratos e fontes ideais de proteína. Com as lentilhas, pode-se fazer uma refeição saborosa ou hambúrgueres. Com o feijão, faz-se hambúrgueres e patês e vão muito bem em caldeiradas e malagueta. Além disso, você pode encontrá-los enlatados de maneira barata nos supermercados.
As nozes podem ser mais caras, mas felizmente você não precisa delas em grandes quantidades. Já que as sementes são muito mais baratas. Com sementes de girassol, por exemplo, você pode fazer um “molho de queijo”. Ou polvilhe na salada, pois é muito bom fornecer proteína adicional.
Você pode assar bolos sem ovo. Os possíveis substitutos são, por exemplo, tofu de seda, sementes de linho ou chia, compota de maçã, substitutos do ovo, iogurte vegetal, banana madura. Em vez de vegetar uma receita com ovos, portanto, escolha uma versão da dieta vegana existente.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…