Dieta sem glúten emagrece? Confira a resposta

Veja como funciona a dieta sem glúten

0

Os amantes das dietas estão a todo tempo procurando maneiras de perder peso. Por isso, realizam inúmeros tipos de dietas: dieta do ovo, dieta de líquidos, dieta low carb, a lista é longa. Mas será que uma dieta sem glúten emagrece? Confira a resposta!

Algumas pessoas de fato precisam realizar uma dieta sem glúten. Isso porque elas são intolerantes a essa proteína: são as pessoas portadoras da doença celíaca, que acomete cerca de 1 milhão de brasileiros. Quando esses indivíduos consomem o glúten, há uma produção de anticorpos no intestino delgado que causa inflamação nas paredes do intestino e dificulta a absorção de nutrientes.

Porém, algumas pessoas também são sensíveis ao glúten não por portarem a doença celíaca, mas por terem consumido esse alimento de forma excessiva, por possuírem alterações intestinais ou terem uma alimentação muito ruim.

Dentre os sintomas que acometem as pessoas sensíveis ao glúten podemos elencar: dificuldade para perder peso, intestino preso, cólicas na região do abdome, dores de cabeça, dores nas articulações e músculos, alterações emocionais, aftas e frequentes infecções urinárias. Confira mais aqui no Brasil 123.

Dieta sem glúten emagrece?

confira se tirar o glúten da dieta ajuda a perder peso - reprodução unsplash
confira se tirar o glúten da dieta ajuda a perder peso – reprodução unsplash

Como dito anteriormente, a dieta sem glúten é indicada apenas para pessoas que são sensíveis a ele. No entanto, quem não possui essa condição pode se beneficiar com a ausência de glúten se o objetivo é a perda de peso.

Na verdade, para emagrecer não é necessário eliminar o glúten de vez da alimentação, mas reduzir sua quantidade. Para isso basta retirar esse nutriente do cardápio, eliminando os carboidratos e os açúcares, substituindo-os por opções mais saudáveis.

Porém, você perde peso não porque eliminou o glúten da sua dieta, mas porque o consumo de calorias em sua alimentação foi diminuído. Pois o glúten de forma isolada não é calórico. Sendo assim, o ideal é procurar ajuda profissional para que ele disponibilize um cardápio adequado, de acordo com suas necessidades nutricionais.

A saber, o glúten está presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Então, todos os produtos preparados com esses ingredientes possuem glúten. São eles: bolos, pães, pizza, cerveja e diversos outros alimentos.

Opções que substituem o glúten

Algumas proteínas podem ser consumidas em substituição ao glúten na dieta. Então, você pode deixar de consumir trigo, aveia, cevada e demais cereais e passar a consumir farelo de arroz, fécula de batata e farinha de mandioca ou de milho.

O glúten não faz mal para a saúde de todos, mas é preciso consumi-lo de forma moderada. Como você já viu, ele é um produto tóxico para indivíduos celíacos ou para quem possui sensibilidade a ele. Pois ele provoca inflamação no intestino.

Afinal, o glúten engorda?

Mas, vale ressaltar que o glúten não faz a pessoa engordar. Contudo, quando ele é eliminado da alimentação, diminui, consequentemente, o consumo de carboidratos e gorduras. Se você deseja perder peso, evitar o consumo de alimentos que possuem glúten pode ser uma opção. Mas não deixe de procurar um profissional nutricionista e seguir as orientações que ele irá te passar.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.