Está precisando de algumas dicas de controle financeiro para regular suas contas? Pois saiba que você não está sozinho! Com a inflação nas alturas e a alta taxa de desemprego, muita gente tem passado um pouco de aperto para equilibrar as finanças. Pensando nisso, trouxemos aqui no Brasil 123, algumas dicas infalíveis para você conseguir se organizar e sair do vermelho.
Ficou interessado? Então leia até o final e confira!
Controle financeiro: o que é?
Parece não ser verdade, mas a grande maioria das pessoas não sabe ao certo quanto gasta por mês e qual relação suas despesas têm com sua receita. Isso se deve, em grande parte, à correria do dia a dia. Afinal, é difícil separar um tempinho em uma rotina já corrida para fazer o controle financeiro.
Sendo assim, mal o pagamento cai, e já estamos gastando tudo com as contas geradas ao longo do mês e, no restante do mês seguinte, estamos fazendo mais contas. Então, a bola de neve nunca para de rolar e, se não fizermos mudanças drásticas, nunca passaremos disso.
O controle financeiro nada mais é do que fazer o registro de todos os gastos, grandes, pequenos, mensais, diários, enfim, todas as saídas de dinheiro. Isso para ser possível visualizar qual o valor das nossas despesas em comparação com nossos ganhos, ver quanto sobra e até se não estamos gastando mais do que ganhamos.
Como colocar o controle financeiro em prática?
A melhor maneira de se fazer o controle financeiro para equilibrar as contas é através de uma planilha. Desse modo, dá para anotar todas as despesas mensais que temos regularmente, como contas de água, luz, gás, telefone, aluguel, prestações, faturas de cartões, etc, e também tudo o que gastamos durante o dia.
Aliás, isso é de suma importância para o controle financeiro: anotar até o valor de uma bala que compramos. Pode parecer exagero, mas, ao final do mês, essas despesas aparentemente pequenas e inofensivas podem fazer uma grande diferença.
Atualmente, existem muitas ferramentas digitais de controle financeiro, como aplicativos, documentos interativos para serem baixados, etc. Entretanto, se você é do tipo mais tradicional, também é possível usar papel e caneta.
Ademais, o importante é que você anote todas as despesas recorrentes em uma página da planilha, e os gastos diários em outra. Ao final do mês, ou quando você normalmente costuma pagar suas contas, faça uma soma total e compare com o valor da sua receita.
Desse modo, é possível ver e identificar quais despesas podem ser cortadas, de onde você pode economizar e quais áreas precisam de mais atenção em suas finanças.
Dicas extras para regular suas contas:
Além de ter uma planilha detalhada para controle financeiro, existem várias outras medidas que você pode adotar para melhorar a sua vida financeira, como:
- Trace uma meta pela qual você quer economizar, como fazer uma viagem, trocar de carro, etc;
- Estabeleça suas prioridades para saber de onde pode e de onde não pode cortar gastos;
- Procure aplicar, pelo menos, 10% da sua renda;
- Coloque, em suas despesas regulares, um valor a ser poupado religiosamente para eventuais emergências.
E aí, curtiu aprender essas dicas de controle financeiro para equilibrar suas contas? Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a trabalhar pela sua estabilidade monetária!