Diabetes: conheça os tipos e como prevenir a doença

Entenda os tipos de diabetes a seguir além de como prevenir isso

0

Conheça os tipos de diabetes e como prevenir a doença que é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue ou pela insuficiência de insulina, hormônio produzido pelo organismo para quebrar as moléculas do açúcar. Dados estimam que mais de 13 milhões de brasileiros são diagnosticados com diabetes, portanto, quase 7% da população precisa lidar com esse problema.

Pensando nisso, separamos os tipos e como prevenir a doença que é tão comum no mundo inteiro, afinal, existem algumas formas para evitá-la. Veja abaixo aqui no Brasil 123:

Conheça os tipos de diabetes

tipos de diabetes e como preveni-la - reprodução unsplash
tipos de diabetes e como preveni-la – reprodução unsplash

A diabetes é uma doença, que causa quando o nosso organismo não é capaz de produzir insulina, um hormônio essencial para quebrar as moléculas de glicose, substância essencial para o funcionamento do nosso corpo.

Com essa doença, o pâncreas, órgão que fica situado atrás do estômago no corpo humano, deixa de produzir insulina o suficiente para suprir as necessidades do organismo e isso leva aos diversos sintomas da diabetes.

Como existem dois tipos de diabetes, veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

Diabetes tipo 1

Essa doença é causada pela ausência total de insulina no organismo. Nesse tipo de diabetes, o corpo não possui as células do pâncreas que são responsáveis por sintetizar o hormônio. Desse modo, sem insulina para quebrar as moléculas glicose, o acúmulo de açúcar no sangue aumenta consideravelmente, já que todos os alimentos possuem glicose.

Assim, a diabetes tipo 1 demanda a aplicação de insulina no corpo para que ele possa gerar energia por meio da quebra das moléculas de glicose. Além disso, como existem pessoas que já possuem predisposição à doença, tem constatação que ela é a causa na maioria dos casos, pela genética.

Diabetes tipo 2

Caso mais comum entre a maior parte da população, a diabetes tipo 2 aparece com mais frequência durante a fase adulta. É durante essa fase que as pessoas apresentam quadros de obesidade e aderem ao sedentarismo.

Nesse caso, o organismo ainda produz insulina, mas o hormônio não executa sua função de forma adequada. Por isso, mais uma vez acontece o acumulo de açúcar no sangue. Uma possível causa para diabetes tipo 2 é a hereditariedade, ou seja, se você tem pessoas com quadro de diabetes na família precisa ficar atento, já que é possível que essa doença seja herdada.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional acontece durante a gravidez e desaparece depois que o bebê nasce, mas essa é uma das mais graves da lista, já que pode se desenvolver até mesmo no bebê.

Outrossim, o acompanhamento médico adequado é essencial para que não aconteça nenhuma complicação durante o parto.

Como prevenir diabetes

Saiba que para prevenir diabetes é muito importante que o paciente observe os sintomas durante o início da doença. Afinal, os níveis de glicose estão mais altos do que o normal? Procure um médico para que ele analise melhor seu quadro.

Praticar exercícios e manter uma rotina de alimentação saudável também é essencial para prevenir diabetes, já que o tipo 2 está associado comumente ao sedentarismo.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.