Dia Mundial do Braile chama atenção para a inclusão e prevenção à cegueira

0

O Dia Mundial do Braile é comemorado nesta segunda-feira (4) e foi instituído para chamar a atenção da sociedade sobre a inclusão de deficientes visuais na escrita e no acesso a livros. Ao mesmo tempo, a data alerta sobre a cegueira já que muitos casos que podem ser tratados e evitados.

Leia mais: Dia Nacional do Deficiente Visual é em 13 de dezembro

A deficiência visual pode ser adquirida nos primeiros anos de vida, devido a alguma causa genética, neurológica ou até mesmo devido a algum acidente sofrido ao longo da vida. De acordo com o Censo de 2010, o mais recente levantamento, cerca de 24% da população tinha algum tipo de deficiência naquele momento, o que correspondia a 46 milhões de brasileiros. 

Contudo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% das cegueiras são evitáveis. Por isso, a importância do atendimento e tratamento oftalmológico precoce. 

Segundo especialistas, a plena saúde dos olhos vai além dos cuidados oculares. Outras doenças como a pressão arterial, ocular e a diabetes têm papel fundamental, pois em casos extremos podem causar a cegueira. Além disso, a  deficiência de vitamina A no organismo, principalmente em crianças, também pode ser uma das causas.

Sistema braile

Quando o paciente deixa de ter a visão por completo, é necessário utilizar ferramentas para que tenha uma vida adaptada às rotinas no dia a dia. Isto é, desde o uso de equipamentos eletrônicos com o serviço de ativação por voz ao acesso à internet em sites com acessibilidade braile. 

A propósito, o sistema Braile foi desenvolvido pelo francês Louis Braille, no ano de 1925. Essa iniciativa veio depois que ele ficou cego por causa de um acidente na oficina de seu pai. 

Atualmente, diversos livros, sinalizações de acesso em prédios, transporte público estão disponíveis para os deficientes. Porém, ainda é uma parcela muito pequena. De acordo com a União Mundial de Cegos, apenas 5% dos livros em todo o mundo são transcritos para o braile.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.