Neste ano de 2022, o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-SIMEI) dos Microempreendedores Individuais (MEIs) se encerrou no dia 30 de junho. Porém, os empreendedores que não fizeram o envio dentro do prazo, podem regularizar a situação e enviar o documento.
Atualmente, o limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil. No entanto, o cálculo da declaração será feito com base no período em que a empresa esteve ativa no ano-calendário de 2021. Por exemplo:
O Microempreendedor Individual que não fez o envio da Declaração Anual dentro do prazo determinado, arcará com multa de 2% ao mês, sendo o valor mínimo de R$ 50 e o valor máximo de 20% sobre o valor total dos tributos declarados.
De acordo com o portal G1, a Receita Federal orientou que todo MEI que exerceu atividade em qualquer período no ano de 2021, faça o envio da declaração. Apesar do pagamento da multa pelo atraso, o envio será permitido para evitar transtornos.
Enquanto o MEI não regularizar a situação com a Receita, não será possível gerar a ele o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Deste modo, o mesmo ficará como devedor no sistema de pagamento simplificado de tributos.
Outra consequência é que o empreendedor que não estiver em dia com os tributos federais, pode ter os benefícios previdenciários bloqueados e, ainda, ficar impedido de parcelar os débitos referentes ao período contemplado pela declaração.
Veja também: Empréstimo consignado: Senado aprova MP que prevê margem maior
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…