Cuidados com o recém-nascido

Dicas essenciais que você deve ter com o recém-nascido.

0

Um momento esperado ansiosamente por todas as mulheres é a maternidade. Pelo menos pela maioria delas.  A criança traz alegria e enche a casa de amor. Mas neste instante, algumas mães, especialmente as de primeira viagem, ficam em dúvida sobre alguns cuidados com o recém-nascido.

 É bastante normal isso, afinal, é a primeira vez delas e isso mexe com toda a sua rotina. Os detalhes são difíceis de enumerar, pois o bebê precisa de bastante cuidado e atenção. Além disso, eles não possuem as mesmas necessidades, afinal, cada criança é única. Porém, há algumas que são essenciais para todos.

recém-nascido

 

Dicas gerais de cuidados com o recém-nascido

O mundo dos bebês é repleto de descobertas e aprendizados. Ao nascer, eles descobrem um novo mundo. Já as mamães conseguem perceber sua força e que nunca amaram alguém como esse pequeno ser. É algo transformador para ambos e para toda a família.

Veja alguns cuidados básicos com o recém-nascido

A pele

A pele de um recém-nascido é bastante sensível. Portanto, ela deve ser higienizada com produtos que sejam neutros, não tóxicos. Além disso, a limpeza no bumbum e na região perianal deve ser feita com água e algodão.

O umbigo

O coto do cordão umbilical é algo que deixa as mães de primeira viagem mais receosas. Afinal, ele é uma região sensível e que não se deve deixar ocorrer o acúmulo de secreções. Portanto, a área precisa ser mantida limpa. Alguns pediatras recomendam que a higienização deve ser feita até três vezes ao dia.

Mãos e unhas do recém-nascido

As mãos do recém-nascido precisam de atenção na hora de higienização. Elas devem manter-se sempre bem limpas, pois os bebês as levam a boca com bastante frequência. Além disso, mantenha as unhas sempre curtas e higienizadas.

As orelhas

Outra parte do corpo do bebê que precisa de muito cuidado são as orelhas. Elas produzem cera, como mecanismo de defesa. Mas não use os cotonetes para fazer a limpeza interna, somente na externa! A melhor forma de fazer a higienização nessa parte é na hora do banho e secar a região com uma toalha bem macia.

Trocando as fraldas

A troca de fraldas do recém-nascido é importante para evitar as assaduras e garantir a higiene dele, além de levar mais conforto. Portanto, a troca deve ser feita sempre que necessário, não há regras para quantas fraldas são usadas diariamente.

Hora do banho

Confira abaixo algumas dicas importantes para a hora do banho do recém-nascido:

  • Faça sempre no mesmo horário e no melhor momento para a mãe;
  • Use sempre sabonetes neutros;
  • No início do banho, lave apenas o rosto do bebê com água. Após a face, vá para a cabeça e o restante do corpo. Dê muita atenção ao coto umbilical, limpando ao seu entorno;
  • Depois do banho, seque o seu filho com uma toalha macia e absorvente, faça isso com calma e cuidado;
  • Faça o curativo do umbigo como orientado pelo pediatra;
  • Depois de tudo, higienize a banheira.

A alimentação do recém-nascido

Os três tipos de leite produzidos pela mãe são:

  • Colostro: é o primeiro leite da amamentação do bebê e pode durar até 12 dias. Ele é espesso, de coloração amarelada, rico em anticorpos e proteínas;
  • Leite de transição: é quando o colostro passa para o leite maduro, sendo assim, a quantidade de suas calorias aumentam;
  • Leite maduro: é o leite produzido no final da amamentação, contendo todos os componentes necessários para o bebê, protegendo-o de doenças infecciosas e diarreias. 

Horas de sono

Segundo os especialistas, um recém-nascido pode chegar a dormir até 18 horas por dia! Porém, a preocupação das mamães é que essas horas não são contínuas, ou seja, os bebês acordam em intervalos de duas a três horas para se alimentar.

Evacuação

As primeiras fezes são mais escuras, aos poucos elas vão normalizando. O sistema digestivo do recém-nascido é pequeno e também está se ajustando aos poucos a sua rotina. Lembramos que algumas crianças possuem evacuações diárias, enquanto outros podem demorar até 48 horas.  

A saúde do recém-nascido

A saúde do bebê deve ser prioridade desde a sua formação no ventre da mãe. Por isso, é necessário que a mulher tome cuidado com a sua alimentação durante a gestação. Isso porque ela é fundamental para o bom desenvolvimento da criança.

Todo cuidado é essencial, para o recém-nascido e também para a mulher.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.