2º — 🥈The Sandbox (SAND)
Com a medalha de prata, uma das principais criptomoedas ligada à criação de um ambiente para o metaverso, a The Sandbox (SAND) é, literalmente, um grande latifúndio digital. Dentro dessa blockchain, o espaço é dividido em terrenos, que podem ser comprados ou negociados. Grandes empresas como a Tesla, do bilionário Elon Musk, e a corretora de criptomoedas (exchange) FTX já garantiram seus espaços nesse ambiente.
3º— 🥉Terra (LUNA)
Encerrando o top 3, a criptomoeda ligada a pagamentos Terra (LUNA) procura ser um meio de pagamento diferente das stablecoins, as moedas digitais com lastro em ativos reais. Ela pretende se tornar o principal meio de pagamento no ambiente digital, unindo a proteção da criptografia em blockchain com a estabilidade de uma moeda comum.
4º— Solana (SOL)
Saindo do pódio, uma das maiores ethereum killers — criptomoedas que vieram para superar o ethereum (ETH) —, a solana (SOL) é um dos protocolos preferidos dos especialistas atualmente. A Solana é um protocolo que otimiza a negociação de finanças descentralizadas, as DeFis. A blockchain da SOL também permite a criação de aplicativos descentralizados, chamados de DApps. Entenda o que são as Finanças Descentralizadas.
5º— Dogecoin (DOGE)
O projeto que popularizou o segmento de meme coins, as criptomoedas que nascem como uma piada na internet, o dogecoin (DOGE) não poderia estar fora desta lista.
Com altos e baixos na casa dos dois dígitos, o DOGE é a criptomoeda preferida do bilionário Elon Musk, que ajudou a dar um empurrãozinho nas cotações ao longo de 2021.
Mesmo que o projeto não seja sério es os especialistas não recomendem o dogecoin como investimento, o efeito em rede para manter o preço da criptomoeda alto mostra o potencial de engajamento que a comunidade tem com esse tipo de projeto.
6º— Avalanche (AVAX)
Diferentemente de outras blockchains como a Polkadot (DOT) e a Solana (SOL), a Avalanche (AVAX) é o que se chama de resolução de primeira camada (layer one ou 1L, em inglês), ou seja, os projetos são desenvolvidos no ecossistema da Avalanche. DOT e SOL são protocolos criados dentro da blockchain do ethereum. Dessa forma, as taxas de transação (gas fees) e velocidade da rede estão atreladas ao ecossistema do ether.
A AVAX pretende ser uma blockchain com gas fees mais baratas e que busca resolver o trilema das criptomoedas: escalabilidade, segurança e descentralização.
7º— Helium (HNT)
O Helium (HNT) tem uma proposta revolucionária para o oferecimento de serviços de internet das coisas (IoT, em inglês). Além de fornecer conexão à internet descentralizada, ou seja, sem a necessidade de um provedor, essa blockchain ainda pretende ser o sistema que conecte todos os aparelhos inteligentes, como smartphones, televisões e etc.
8º— Binance Coin (BNB)
A terceira maior criptomoeda do mundo cresceu com a popularização dos serviços da exchange Binance.
O Binance Coin (BNB) é o token nativo da corretora de criptomoedas de mesmo nome. O crescimento exponencial dessa exchange e a popularização dos serviços oferecidos, além de um valor de mercado imenso, contribuíram para o crescimento do BNB.
O token nativo da exchange de criptomoedas Crypto.com chegou a subir mais de 100% em menos de uma semana e chegou próximo de se tornar uma das dez maiores criptomoedas do mundo, segundo o Coin Market Cap.
O CRO saiu da 25ª posição no início da semana passada, quando anunciou um acordo de US$ 700 milhões com a AEG, proprietária e operadora do estádio Staples Center em Los Angeles, para troca do nome para “Crypto.com Arena”, para a 13ª maior criptomoeda do mundo em valor de mercado.
10º— Cardano (ADA)
Na lanterna do campeonato — mas ainda assim com uma alta na casa dos 600% este ano — a Cardano (ADA) é uma das maiores criptomoedas do mundo.
O projeto cresceu com o intuito de se tornar uma ethereum killer, mas não chegou a empolgar muito em meados deste ano. Os analistas esperavam uma entrega maior do protocolo, o que fez a ADA ficar em segundo plano e crescer baseada em projeções para o futuro.
Mesmo assim, a sexta maior criptomoeda em valor de mercado conseguiu escapar das notícias falsas (FUDs, em inglês, sigla para “fear, uncertainty and doubt”) sobre a saída da moeda para usuários da exchange eToro e subir nos últimos meses de 2021.
Fonte: Crypto Rank