Você tem crianças em casa e quando pensa em planejar uma viagem, dá um certo alívio saber que elas têm desconto em passagens aéreas para aliviar o bolso quando sair de férias?
Pois bem, é preciso alertar que viajar com criança no Brasil por uma determinada companhia aérea ficou mais caro!
Siga a leitura para descobrir qual é e tenha mais detalhes da nova medida.
Novo feriado se aproxima! Veja quem vai folgar no próximo dia 20
Crianças perdem desconto nas passagens aéreas
A saber, a Gol Linhas Aéreas anunciou que desde esta terça-feira (12), as crianças de 2 a 12 anos incompletos passaram a pagar o mesmo valor da tarifa de um adulto nos seus voos, perdendo o desconto a que tinham direito.
Até então, as crianças dessas idades não precisavam pagar a tarifa cheia da passagem aérea, e tinham um desconto de 10%. No entanto, agora, com essa empresa, o benefício já não existe mais.
No entanto, quem adquiriu a passagem antes do anúncio, tem o desconto mantido e ainda vai viajar pode ficar despreocupado, pois não haverá nenhum acréscimo de valor.
Exceção para as remarcações!
Mas preste atenção! Se o passageiro precisar realizar uma remarcação da passagem aérea, por qualquer motivo, poderá haver nova cobrança.
“No caso de remissões de bilhetes adquiridos antes desta data (12/09), passam a ser válidas as condições da nova tarifa. Poderá haver diferença tarifária em decorrência da nova tarifa ser superior ou inferior”, informa a Gol em comunicado.
Regras das passagens aéreas não mudam para os bebês
Por fim, cabe ressaltar que para os bebês que ainda não completaram dois anos, a regra não muda: eles podem viajar gratuitamente nos voos nacionais da Gol viajando no colo, sem ocupar uma poltrona.
Para os voos internacionais da companhia, o desconto aplicado nas passagens aéreas é de 90%.
Ainda mais, de acordo com a companhia, os “descontos para crianças em voos operados por parceiras da Gol também permanecem inalterados”.
Veja ainda: UBER é condenada a contratar TODOS os motoristas no Brasil e pagar multa de R$ 1 BILHÃO
Como as outras empresas tratam a questão?
Outras companhias aéreas, como Azul e Latam, também têm as suas determinações específicas para o embarque de crianças.
Em ambas, por exemplo, os bebês de colo também possuem gratuidade em voos nacionais, desde que fiquem no colo.
Além disso, no caso da Azul, crianças com até 12 anos incompletos são contempladas com desconto de até 25% sobre o valor da passagem aérea de adulto, a depender do destino e tipo de tarifa.
Nos voos internacionais, bebês (entre 0 e 2 anos incompletos) viajando no colo pagam 10% da tarifa do adulto. Se viajar ocupando um assento mediante a utilização de cadeirinha de bebê com o devido sistema de contenção, possui desconto de até 15% da tarifa de adulto, enquanto crianças entre 2 anos completos e 12 anos incompletos possuem desconto de até 15% da tarifa de adulto, de acordo com o site da companhia.
Já a Latam, em voos internacionais, também cobra 10% da tarifa da passagem adulta, exceto em voos saindo do México, onde são sem custo. Se o cliente preferir que o bebê viaje em um assento próprio, é necessária a compra de uma passagem completa.
Então, a partir dos 2 anos de idade as crianças devem viajar em assento próprio e pagam passagens com descontos de até 30%, a depender do destino, seja viagem nacional ou internacional. A exceção são os voos nacionais na Colômbia, onde se paga 67% da passagem de adulto mais impostos.
Leia também: VALORES A RECEBER: Veja como consultar com seu CPF e resgatar o dinheiro esquecido