Eventos dos mais variados tipos costumam elevar as vendas de determinados produtos e com a Copa do Mundo, que esse ano está sendo disputada excepcionalmente no mês entre os meses de novembro e dezembro, não é diferente. É bem comum que brasileiros passem a procurar novos modelos de TVs para acompanhar os jogos da copa.
Nesse sentido, os brasileiros têm buscado modelos mais novos e modernos, com bastante tecnologia agregada aos televisores para ter a melhor experiência ao assistir aos jogos da seleção brasileira, que busca o hexacampeonato. A alta procura por TVs tem animado o comércio varejista.
De acordo com projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que haja um crescimento de 8% nas vendas de TV nesta Copa do Mundo em relação à de 2018. Pesquisas por smart TVs também cresceram neste período anterior ao evento, em 6,7%.
Como efeito de comparação, varejistas triplicaram a importação de televisores em relação ao ano passado para que pudessem atender a demanda do mercado interno O volume de importação chegou ao patamar de US$2,41 milhões. A boa notícia é que, para os brasileiros, o preço das TVs entre 40 e 49 polegadas tiveram retração de 5,8% em relação ao mês de abril.
Black Friday ajudará a impulsionar venda de TVs
A consultoria Gfk também realizou uma pesquisa sobre a venda de TVs, e, de acordo com os dados, 20% dos entrevistados pretendiam comprar uma televisão para acompanhar a Copa do Mundo deste ano, que iniciará no próximo domingo (20). Um dado interessante é que, entre os que pretendiam comprar uma televisão, quase metade (49%) afirmaram que pretendem comprar a televisão próxima ao torneio, principalmente por conta das ofertas da Black Friday.
É a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada no fim de ano, o que aproximou o evento das festividades de fim de ano e da própria Black Friday. Uma das principais marcas de televisores, a Panasonic, espera alta nas vendas já nas próximas semanas.
“A Black Friday e a Cyber Monday já são os maiores picos de vendas do ano e este não deve ser diferente. Em 2021, por exemplo, 74% do volume de vendas esperado para o mês foi alcançado durante a semana da Black Friday”, disse Fábio Ribeiro, diretor de marketing da Panasonic no Brasil.
Mas não somente as TVs terão alto impacto na venda da rede varejista. A Copa do Mundo costuma ser um importante evento para o varejo. Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Copa do Mundo será responsável por movimentar R$1,5 bilhão no varejo brasileiro.
Por fim, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico projeta que a Black Friday movimente, neste ano, R$6,05 bilhões no comércio eletrônico brasileiro. Entre os artigos que lideram as projeções, encontram-se os eletrônicos, as quais as TVs fazem parte, eletroportáteis, produtos de informática, telefonia, moda, beleza e saúde.