As notícias são boas para quem precisará pagar a conta de luz em janeiro. Segundo a Aneel, a bandeira tarifária será a verde. Na prática, isso significa que os cidadãos não terão que pagar tarifas extras na conta de energia, o que alivia o bolso de muitas pessoas. Apesar disso, essa medida não impede que os cidadãos economizem ainda mais na conta de luz.
Por isso, hoje vamos entender a bandeira tarifária verde do mês de janeiro, além de entender como você pode fazer para ter descontos na conta de luz.
2023 começa com bandeira verde
O primeiro mês de 2023 não terá cobrança adicional na conta de luz para todos os cidadãos brasileiros. Isso porque a Aneel estipulou que a bandeira tarifária será a verde. Segundo a agência, isso se dá por conta dos bons níveis dos reservatórios em todo o país, que contrastam com a destruição causas pelas enchentes do sudeste do Brasil.
Além disso, a bandeira verde na conta de luz signifca que o país não precisará acionar suas usinas termelétricas. Na prática, essas usinas são mais caras e geram energia através de energia não renovável e poluente. As constantes chuvas nos reservatórios permitiram um aumento da capacidade de produção, o que deixa a geração de energia mais barata em todo o país.
Ainda, é preciso lembrar que a Aneel aprovou um reajuste nas bandeiras tarifárias da conta de luz. A bandeira amarela subiu 59,5%. Já a bandeira vermelha patamar 1 subiu 63,5%, enquanto a vermelha patamar 2 subiu 3,2%. Essa mudança, aprovada em julho de 2022, valerá até junho deste ano. Contudo, quem conta com o apoio da tarifa social de energia elétrica tem toda, ou boa parte, da conta de luz financiada pelo governo e não sofre com esses ajustes.
Para quem não tem direito a esse benefício, é preciso mudar os hábitos para economizar na conta de luz.
Dicas para economizar na conta de luz
Pode até parecer controverso, mas trocar alguns aparelhos da sua casa podem ser a chave para você economizar na sua conta de luz. Por outro lado, alguns serviços extras podem fazer com que a sua conta seja reduzida em mais de 90%. Infelizmente, essa opção não está disponível para todas as pessoas de modo acessível.
Para começar, uma excelente ideia para economizar na conta é apagar a luz dos cômodos que não esteja usando, tirar aparelhos da tomada e trocar os eletrodomésticos mais antigos, dado que eles puxam mais energia e pesam na sua fatura. Para quem tem a possibilidade, manter janelas e portas abertas diminuem a necessidade de ligar a luz durante o dia.
Fora dos pequenos hábitos, os brasileiros possuem duas saídas para evitar de pagar um alto custo da conta de luz. A primeira saída é aderir à energia solar. Contudo, as linhas de financiamento dessa modalidade ainda são escassas no Brasil e os preços tendem a ser altos. Por outro lado, a conta de luz normalmente fica abaixo dos R$100,00.
A segunda saída é aderir à energia solar, principalmente se você tem alto consumo de energia. Segundo economistas, a medida pode ser ainda mais vantajosa para quem mora em condomínios e precisa pagar o uso comum da luz desses espaços.