A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu na última sexta-feira, 25, qual bandeira será usada para a cobrança da conta de luz. A medida vale para todo o país e afeta diretamente o seu bolso, já que algumas bandeiras deixam a sua conta mais cara. No ano passado, a agência chegou a criar uma bandeira nova, a preta, por conta da escassez de água e do alto custo de produção de eletricidade.
Contudo, a notícia para o próximo mês não é ruim. A agência não encareceu a conta de luz dos brasileiros, mas especialistas ressaltam que alguns cuidados precisam ser tomados para não gastar muito e se perder as contas.
Aneel definiu a bandeira da conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica definiu que a bandeira do mês de dezembro será a verde. Dessa forma, será o oitavo mês consecutivo que a agência não fará cobranças extras na conta de luz dos brasileiros. Na prática, isso significa que a conta não será o principal peso no orçamento doméstico dos brasileiros.
Em nota, a agência informou que “com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”. O texto faz referência ao período em que há problemas hídricos no país, que obriga a agência a acionar usinas de alto custo financeiro e ambiental.
Desde 2015, a agência vem adotando o sistema de bandeiras. Elas são três, em tese: a verde (sem custo adicional), a amarela e a vermelha. No caso da amarela, o custo adicional é de R$ 2,989 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Na vermelha, o valor sobe para R$ 9,795.
Especialistas recomendam atenção
Apesar de a agência ter decidido pela bandeira verde na conta de luz, especialistas dizem que é preciso cuidar o consumo de luz. Isso porque o verão marca o aumento do consumo de ar condicionado em todo o país, o que por si só já aumenta a despesa mensal das famílias. Por outro lado, existem formas de combater o calor sem gastar muito.
Para evitar o uso de ar condicionado e pagar mais caro na conta de luz, especialistas dizem que colocar panos molhados nos cômodos da casa ajuda a combater o calor. Além disso, ventiladores possuem menos consumo de energia elétrica e podem desempenhar o papel de refrescar as famílias durante dois turnos do dia.
Outra dica importante para evitar aumento na conta de luz é caprichar no consumo de água durante o verão. Para quem fica no sol muito tempo, a medida ajuda a manter a temperatura do corpo e diminuir a sensação de calor durante os dias mais quentes.
Por outro lado, a manutenção da bandeira verde permite o uso do ar condicionado, principalmente à noite, com menos preocupações por parte de algumas famílias. Segundo economistas, não há previsão de que a bandeira mude de cor nos próximos meses.