Conjuntivite: conheça e veja como tratar

Entenda os tipos de conjuntivite e suas formas de tratamento

0

Conjuntivite é uma inflamação ocular que pode ser transmissível. Para tratar conjuntivite, as pessoas costumam usar remédios que apliquem em forma de colírios, pomadas ou comprimidos. Mas isso depende de qual foi a causa da doença.

Por isso, procurar um oftalmologista ou pediatra (para crianças) é indispensável para identificar o tratamento que se adeque de acordo com cada necessidade.

Desse modo, conheça mais a conjuntivite e veja como tratar logo abaixo nesse post do Brasil 123:

Como tratar conjuntivite bacteriana

como tratar conjuntivite - reprodução unsplash
como tratar conjuntivite – reprodução unsplash

A conjuntivite bacteriana pode tratar com aplicação de colírios e pomadas antibióticas. Desta maneira, é possível aplicar diretamente no olho de quem está com os sintomas durante 4 vezes ao dia por uma semana.

Nesse sentido, o antibiótico mais recomendado para o tratamento da conjuntivite bacteriana é a tobramicina e ciproflaxino, sendo que o oftalmologista é o profissional que indicará qual é o que mais se adequa para cada necessidade.

O uso desses medicamentos pode levar aos efeitos colaterais, como visão turva e queimação constante com coceira na região dos olhos.

Como tratar conjuntivite viral

O tratamento para a conjuntivite viral é feito com a aplicação de colírios que lubrificam o globo ocular, sendo que os mais comuns são lacrifilm ou refresh.

Esses medicamentos aliviam os sintomas até que o organismo possa se fortalecer para combater o vírus e a doença.

Caso a melhora não aconteça durante o tratamento, procure um médico depois de 5 dias, já que ele pode indicar o uso de colírios que tenham corticoide na fórmula.

A conjuntivite viral é a que mais se espalha com facilidade, portanto, durante todo o tratamento é necessário fazer a higiene das mãos depois de tocar os olhos e dividir objetos com outrem.

Como tratar conjuntivite alérgica

O tratamento para conjuntivite alérgica pode ser realizado em casa com colírios que são ideais para alergia e que devem ser recomendados pelo oftalmologista.

Alguns colírios usados para tratar essa doença são Octifen, lastacaft ou pantanol. Além do uso de corticoides como a prednisona ser necessário, eles também aliviam a inflamação na região dos olhos.

Cromoglicato dissódico também pode usar no tratamento de conjuntivite alérgica, especialmente quando os sintomas não apresentam melhorias ou demoram bastante para sumir por completo.

Além disso, o tratamento para conjuntivite alérgica demanda que a pessoa se afaste do causador da doença. Ou seja, objetos, poeira, pólen são alguns exemplos que podem levar à doença e as pessoas que são afetadas precisam manter distância deles.

Cuidados para tratar conjuntivite

Como vimos, o tratamento para conjuntivite depende do causador da doença, mas alguns cuidados servem para todos os casos.

Por isso, cuidados como usar compressa úmida sobre o olho afetado, manter a região dos olhos sempre secos e limpos, usar colírios para lubrificação diariamente, descartar o uso de lentes de contato, não se maquiar e usar óculos de sol são alguns deles.

Ademais, cuidar bem para não espalhar a doença é essencial, decerto, a higienização de fronhas e objetos que devem usar somente pela pessoa doente é essencial para evitar a transmissão da conjuntivite, seja qual for o causador dela.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.