Conheça 3 chás que não se pode tomar na gravidez

A gravidez é um momento muito esperado por muitas mulheres, mas, além de ser um momento mágico, é também muito delicado. Sendo assim, durante esse período é necessário que a mulher tome muito cuidado com os alimentos que ingere. Portanto, conheça 3 chás que não se pode tomar na gravidez.

Todas as pessoas devem ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente. No caso das mulheres grávidas não é diferente, sendo essencial que elas se mantenham hidratadas para que o bebê se desenvolva bem. Porém, como algumas mulheres possuem dificuldade de ingerir a quantidade necessária de água, elas optam por beber chá.

Mas alguns chás prejudicam o desenvolvimento do bebê, então, conheça 3 chás que não se pode tomar na gravidez.

3 chás que não se pode tomar na gravidez

Os chás são feitos por meio de algumas ervas naturais, por isso, possuem compostos que beneficiam a saúde de forma significativa. Muitas pessoas possuem o costume de tomar alguns chás diariamente, seja para dormir, acompanhar o lanche da tarde, se acalmar ou se refrescar em dias quentes – no caso do chá gelado.

Se você possui o hábito de tomar algum tipo de chá e está grávida, é necessário tomar muito cuidado. Pois alguns chás, apesar de serem originados de ervas naturais com propriedades medicinais, podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e, em asso mais graves, podem provocar o aborto. Veja abaixo quais são os chás que não se pode tomar na gravidez.

Chá de hortelã

Muitas pessoas utilizam o chá de hortelã com o objetivo de diminuir sintomas gripais, além de ser muito saboroso e proporcionar uma sensação de frescor. No entanto, a hortelã pode prejudicar a produção de leite, logo, se você deseja amamentar seu filho, evite ingerir chá de hortelã durante a gravidez e enquanto estiver amamentando o bebê.

Chá de canela

Pode ser que você já tenha ouvido falar que o chá de canela pode provocar aborto, e isso não é mentira. O chá de canela é muito utilizado por algumas mulheres para aliviar as cólicas menstruais, pois esse chá provoca a contração do útero, aumentando o fluxo sanguíneo durante a menstruação e aliviando, por consequência, as dores abdominais.

Nesse sentido, o chá de canela pode fazer com que os músculos uterinos contraiam, o que pode resultar em abortos ou partos prematuros.

Chá de boldo

As gestantes também devem evitar o consumo de chá de boldo. Apesar de o chá de boldo não ser essencialmente um chá abortivo, ele possui em sua composição uma substância que pode fazer com que um parto prematuro seja desencadeado, e isso também pode resultar em um aborto.

Além dos três chás citados acima, o chá preto e o chá verde também devem ser evitados pelas gestantes. Ambos são ricos em cafeína, logo, podem provocar a aceleração do ritmo cardíaco.

A hortelã pode prejudicar a produção de leite – Repridução AdobeStock

Chás que pode tomar na gravidez

Se você gosta de tomar chá e está grávida, há algumas opções para você. Essas opções não prejudicam a saúde da mãe nem a saúde do bebê. São elas: chá de camomila, chá de erva-cidreira e chá de erva-doce.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago