O ano de 2023 já começou, e com isso, muitas pessoas querem saber as regras para se aposentar com 55 anos no INSS.
Essa é uma informação importante para aqueles que completam a idade este ano, pois pode ser a chance de conseguir o benefício, o qual é um direito de alguns cidadãos brasileiros que se enquadram nas exigências do Instituto Nacional do Seguro Social.
Então, se você faz parte dessa população, não deixe de ler até o final para ficar por dentro de todas as regras.
Separamos todas as informações relevantes sobre o tema, para ajudar você, então fique conosco e saiba mais!
Novas regras para se aposentar com 55 anos no INSS, saiba mais
O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou novas regras para os contribuintes que completarem 55 anos.
Essas novas regras valem para os trabalhadores rurais, considerados segurados especiais.
Contudo, a idade mínima de 55 anos vale somente para as mulheres que trabalham no campo, já que para os homens trabalhadores rurais, a idade mínima para se aposentar é de 60 anos completos.
Além disso, para conseguir o benefício, seja homem ou mulher, é necessário ter pelo menos 15 anos de trabalho rural comprovados.
Quem mais pode se aposentar com 55 anos no INSS?
Como já vimos acima, é direito das mulheres, trabalhadoras, com 15 anos de trabalho no campo comprovados, de se aposentar com 55 anos no INSS.
Contudo, elas não são as únicas, pois por conta da reforma da previdência, trabalhadores de profissões de alto risco também podem se aposentar com idade mínima de 55 anos.
Essa regra vale para aqueles trabalhadores que não conseguirem se aposentar pelas regras de transição ou por direito adquirido, por conta das regras que valiam antes da Previdência passar pela reforma.
Ademais, mulheres que apresentarem deficiências, comprovadas por meio de perícia médica do INSS também têm o direito de se aposentar com 55 anos.
Regras para se aposentar com 55 anos no INSS
Pode se aposentar com 55 anos no INSS as trabalhadoras rurais, que exercem atividades no campo e tira seu sustento e o de sua família através dessas atividades.
Essas atividades podem ser feitas individualmente ou em regime de economia familiar.
Proprietários, ou não, de terras, pescadores, extrativistas, carvoeiros, seringueiros, garimpeiros e outros profissionais que dependam da terra para viver, podem ser considerados trabalhadores rurais.
Além disso, indígenas também têm direito à chamada Aposentadoria Rural, desde que sejam reconhecidos pela Funai.
Mas é preciso ter em mente que somente as mulheres podem pedir a Aposentadoria Rural ao completarem 55 anos, pois para os homens, a idade mínima ainda é 60 anos completos.
Ao cumprir essas exigências, basta se encaminhar até uma agência do INSS, ou acessar o site, ou aplicativo Meu INSS, com os seguintes documentos em mãos para fazer seu pedido:
- Carteira de trabalho, que porventura foi assinada com esse fim;
- Comprovantes de arrendamento ou compra de terras;
- Documentos disponibilizados pelo INCRA, como notas fiscais;
- Documentos que comprovem a vinculação do trabalhador a cooperativas ou sindicatos rurais.
Todos esses documentos servem de prova de suas atividades e podem ser usados para pedir sua Aposentadoria Rural junto ao INSS.
Entre em contato com o instituto e entenda todas as regras para se aposentar com 55 anos no INSS!