Uma das coisas fundamentais a se saber, é que a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é uma documentação obrigatória para os cidadãos que prestam serviços, independentemente, da natureza. Além disso, utilizada como uma extensão da versão impressa, existe agora também a Carteira de Trabalho Digital.
Para melhor entendimento, conheça mais a respeito do assunto nesta quarta-feira (12) no Notícias Concursos.
Saiba o que é a Carteira de Trabalho Digital
Antes de tudo, visando a modernização do acesso aos dados da vida de trabalho do cidadão, o Ministério do Trabalho criou a Carteira de Trabalho Digital. Vale destacar que ela está disponível na loja de aplicativos para as versões Android, iOS e Web.
No entanto, também é importante ressaltar que a versão digital não substituirá sua versão impressa. Assim, a única intenção é a facilidade ao acesso às informações que contêm nela.
Resumindo, para ter acesso ao documento, o cidadão deve baixar o app de graça pelo smartphone ou acessar o site do MTE. Através do site, é necessário ter login e senha, do contrário, será preciso criar no primeiro acesso.
A novidade também carrega consigo diversos benefícios. Entre eles está a agilidade para solicitar o documento, acesso às informações de contratos, dentre outros. Contudo, na verdade o objetivo é facilitar para o trabalhador que terá o documento nas mãos sempre que precisar para fazer consultas.
Confira os benefícios que se espera ter com a CTPS digital:
- Consegue ter maior aproveitamento de vagas disponíveis, o que reduz o tempo do atendimento;
- Garante mais agilidade ao acessar informações trabalhistas dentro de um só ambiente. Assim, possibilita que o cidadão fiscalize os vínculos trabalhistas que teve.
Como realizar a solicitação da CTPS digital?
Primeiramente, para solicitar a Carteira de Trabalho Digital, siga os passos abaixo:
- Antes de tudo, acesse o site do Governo Federal, no endereço eletrônico;
- Em seguida, no menu “Mais Acessados”, clique em “Carteira de Trabalho Digital”;
- Depois, clique em “Acessar” para ser redirecionado à página de acesso;
- Quem já possui um cadastro no “gov.br”, deve informar seu CPF e senha, e clique em “Entrar”. Caso não possua, clique em “Crie sua conta” para realizar o cadastro;
- Depois o acesso, clique na opção “Solicitar” na seção “Carteira de Trabalho”;
- Preencha os campos obrigatórios solicitados, como por exemplo, o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do CPF, e clique em “Avançar”;
- Em seguida, deve completar as informações sobre sua filiação, nacionalidade, estado civil, gênero e raça, e clique em “Avançar”;
- E preencher os campos relacionados à sua documentação, como RG, data de emissão e emissor, e clique em “Avançar”;
- Informar seu endereço completo, telefone e e-mail, e clique em “Avançar”;
- Preencher as informações sobre sua formação acadêmica e profissional, e clique em “Avançar”;
- Revisar todas as informações fornecidas e clique em “Confirmar” se estão corretas;
- Caso a solicitação seja aceita, você receberá uma confirmação de que sua Carteira de Trabalho Digital foi gerada com sucesso;
- Para conseguir acessar, é preciso clicar em “Acessar” e faça login com seu CPF e senha cadastrada no “gov.br”;
- Pronto! O acesso à sua Carteira de Trabalho Digital está garantido e é possível utilizada para registrar seus contratos de trabalho, consultar seus dados profissionais e obter informações sobre benefícios trabalhistas.
Sobretudo, cabe salientar que a Carteira de Trabalho Digital é mais uma praticidade oferecida para o trabalhador brasileiro. Com isso, é possível carregar toda a sua vida do trabalhador dentro do próprio celular e consultá-la quando quiser, sem problema algum.