Concurso IBAMA é autorizado com 568 vagas; 432 são para nível médio!

0

O novo concurso do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) se aproxima. Nesta segunda-feira, 06 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União a autorização do certame com 568 vagas, sendo 432 destas para nível médio.

A autorização pode ser acessada, na íntegra, direto no link. A seguir, veja como ficou a divisão das vagas do novo concurso:

Concurso IBAMA - Divisão das vagas
Concurso IBAMA – Divisão das vagas

Com a autorização do concurso já publicada, as próximas etapas de organização do certame será a escolha da comissão organizadora, elaboração do projeto básico do edital, escolha e contratação da banca, que ficará responsável pela seleção e, em seguida, a publicação do edital.

Conforme documento de autorização, o edital do novo concurso do IBAMA deve ser publicado em até seis meses, ou seja, até março de 2022.

O vice-presidente da República já havia confirmado os editais

Além do concurso do IBAMA, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou também o edital da ICMBio. O anúncio aconteceu no mês de agosto, durante a 6ª reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

De acordo com o substituto imediato de Bolsonaro, são 740 vagas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Agora mesmo, está sendo aberto um concurso para o Ibama e o ICMBio, que vai contratar mais 740 profissionais. Então isso já é uma medida clara do governo do presidente Bolsonaro no sentido de aumentar a força de trabalho e a capacidade operacional das agências”, disse Mourão.

Último concurso do IBAMA

O último concurso do IBAMA foi realizado em 2012 e 2013. Na oportunidade, os editais foram publicados para o cargo de técnico administrativo, analista ambiental e analista administrativo. A banca escolhida foi Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

O certame contou com uma prova objetiva, composta por 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Para o cargo de analista, em específico, houve prova de redação. Todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório.

A questões da prova objetiva foram divididas entre as seguintes materiais:  Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Matemática, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente (Ibama), Noções de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública, Noções de Gestão de Pessoas, Administração de recursos materiais e Noções de Arquivologista.

5/5 - (1 vote)

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.