Como usar fio dental corretamente: 5 dicas para não errar

Veja a forma certa de usar o fio dental na hora da sua higiene bucal

0

O fio dental é um item fundamental em se tratando de saúde bucal. Muitas pessoas subestimam a utilização do fio dental, realizando apenas a escovação dos dentes, o que não é o ideal. Mas, você sabe como usar fio dental corretamente? Veja aqui 5 dicas para não errar.

Apesar de a escovação ser fundamental para manter a higiene e saúde bucal, ela, por si só, não é suficiente. Isso porque existem alguns espaços entre os dentes e abaixo da gengiva que as cerdas da escova não conseguem alcançar, e cabe ao fio dental realizar a limpeza dessas áreas.

Se você realiza a higienização da sua boca apenas com a escova, certamente apresentará algum problema de saúde bucal futuramente, como gengivite e/ou cárie. Mas é preciso também utilizar o fio dental corretamente, para que as estruturas presentes na boca não sejam agredidas.

Se você não sabe como fazer isso, continue lendo esse post do Brasil 123 e aprenda.

Como usar fio dental corretamente

dicas de como usar fio dental corretamente - reprodução unsplash
dicas de como usar fio dental corretamente – reprodução unsplash

Muitas pessoas acreditam que para usar o fio dental corretamente basta passar o fio entre os dentes, mas não é tão simples assim. Veja essas 5 dicas para não errar.

1.      Escolha o tipo mais adequado para você

Talvez você não saiba, mas existem dois tipos de fio dental: fios de teflon ou nylon e fios encerados. Cada um desses tipos é adequado para um tipo de arcada dentária e você deve observar para entender qual melhor se enquadra em seu caso.

Os fios de nylon são indicados para aquelas pessoas que possuem os dentes mais juntos ou apinhados. Pois os fios desse material deslizam mais facilmente e proporcionam uma boa limpeza em arcadas dentárias desse tipo.

Já os fios encerados são constituídos de tecido. Por isso, são indicados para pessoa que possuem mais espaço entre os dentes.

2.      Faça movimentos leves

Não utilize muita força no momento de utilizar o fio dental, realize movimentos leves e precisos. Lembre-se: o objetivo é apenas remover as sujidades presentes nos espaços. Colocar muita força pode ferir e inflamar a gengiva.

Além disso, não tenha pressa na hora de passar o fio dental entre os dentes. O movimento precisa ser feito calmamente para que toda a sujeira seja removida de forma adequada. Para te ajudar, você pode fazer isso de frente para um espelho, mas, com o tempo você pega a prática e consegue realizar a higienização em qualquer lugar.

3.      Não economize no tamanho do fio

Para obter um bom resultado após utilizar o fio dental é preciso dispor de um pedaço grande de fio. Por isso, pegue de 40 a 50 centímetros do fio.

Para ajudar no manuseio, você pode prender as duas extremidades dos fios enrolando-as nos dois dedos médios. Em seguida, realize movimentos de entrada e saída do fio dental entre os dentes – de baixa para cima e de cima para baixo. Mas, cuidado para não empregar muita força nesse momento.

4.      Utilize o fio ao menos uma vez por dia

O ideal é utilizar o fio dental após as principais refeições do dia. No entanto, se você ainda não tem esse hábito, comece utilizando-o pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir.

5.      Não reutilize os fios

O fio dental não deve ser reutilizado, sua utilização deve ser feita apenas uma vez. Assim, não ocorre a transmissão de sujeiras para os dentes e a higiene não é comprometida.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.