Como tratar queimaduras? Confira a forma correta de lidar com o ferimento

Exstem mais de um tipo de queimaduras na pele, veja quais são e o como agir quando tiver que lidar com esse problema

0

As pomadas como dexpantenol são as melhores opções para quem busca saber como tratar queimaduras, portanto, confira a forma correta de lidar com o ferimento que pode ser de diversas naturezas.

A queimadura de primeiro grau apresenta sintomas como a vermelhidão, inchaço, dores locais e desconforto. Dessa forma, essas pomadas servem para quem sofreu esse tipo de ferimento.

Podem ocorrer quando alguém entra em contato com calor extremo, como encostar-se a uma panela quente no fogão ou depois de uma exposição solar sem usar protetor adequado. Além do contato com frio extremo ou até substâncias químicas, visto que esses dois casos também levam à queimadura de primeiro grau.

Compradas em farmácias, essas pomadas não demandam prescrição médica para adquirir. Portanto, qualquer pessoa que apresenta quadros de queimadura pode comprar em qualquer drogaria.

Abaixo, falaremos sobre a forma correta de lidar com o ferimento e como tratas queimaduras de forma indolor. Confira aqui no Brasil 123:

Tipos de queimadura

como lidar e tratar as queimaduras - reprodução unsplash
como lidar e tratar as queimaduras – reprodução unsplash

Primeiramente, para entender como tratar queimaduras, precisamos entender mais sobre os três tipos de ferimentos que podem ocorrer na pele. Pois, cada caso demanda certo cuidado.

As queimaduras de primeiro grau atingem somente a epiderme. Esta é a camada superficial da pele e elas são marcadas pela coloração vermelha que o tecido recebe depois que é afetado pela exposição solar constante. Em geral, ela tende a melhorar até o 5° dia e não deixa cicatrizes na área afetada.

As queimaduras de segundo grau são lesões que atingem camadas mais internas da pele. Cobrindo até mesmo toda a epiderme. Neste caso, a pessoa ferida pode apresentar vermelhidão na região afetada e podem surgir bolhas e inchaço onde aconteceu o contato com o calor extremo.

As queimaduras de terceiro grau são aquelas que atingem os nervos, vasos sanguíneos, músculos e nervos e podem levar o paciente à morte. Além disso, considerando a gravidade das lesões, diversos órgãos podem apresentar falhas e complicam ainda mais o estado de saúde do paciente.

Então, para tratar queimaduras, confira a forma correta de lidar com o ferimento.

Como tratar queimadura?

Agora que já explicamos os três tipos mais comuns, veja como tratar queimadura de acordo com a gravidade da situação, afinal, cada caso demanda um tratamento.

Nas queimaduras de primeiro grau, basta que a pessoa adicione água fria na região afetada durante 15 minutos, no máximo. O uso de pomadas é essencial para proteger a pele do sol enquanto revitaliza o tecido da epiderme.

Nas queimaduras de segundo grau, o paciente também deve aplicar água fria por 15 minutos, no máximo. Além disso, lavar a ferida com sabão. Tomando o devido cuidado para não esfregar a pele, visto que isso pode causar ferimentos no tecido sensível.

Nas queimaduras de terceiro grau, o paciente deve ser levado imediatamente para o hospital. Somente o atendimento médico pode amenizar a dor e o sofrimento de pessoas que passam por essa situação que causa sérias complicações no corpo.

Por fim, nunca passe pasta de dente, pó de café, nem qualquer outra recomendação popular. Visto que isso impede a pele de respirar e, consequentemente, agrava a queimadura.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.