São 18 estados brasileiros, atualmente com inscrições para CNH GRÁTIS. Com isso, para os cidadãos que desejarem a habilitação, mas não tem condições de pagar por uma no momento, podem ter expectativas novamente.
O programa tem como iniciativa principal conceder a isenção das taxas que são relacionados a emissão da carteira de habilitação. Nesse sentido, o condutor pode ficar mais tranquilo financeiramente para conseguir se tornar habilitado.
O programa chamado CNH Social, entrou em vigor em 2011, e tem como foco principal as pessoas de baixa renda. Principalmente, as que tem dificuldade em tirar a carteira de habilitação.
Através do programa, é possível ter a primeira via da carteira de categoria A (moto) e B (carro). Depois disso, caso queira, poderá outra categoria, sem a cobrança de taxas no serviço.
Em cada unidade Federativa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o responsável por administrar todos os trâmites da CNH comum, incluindo a CNH Social. Assim sendo, ele administra as etapas do programa, começando pelas inscrições até a emissão do documento.
Os programas sociais do Governo Federal, em suma, são destinados à famílias de baixa renda. Desse mesmo modo acontece com a CNH Social e, portanto, é necessário seguir algumas regras. Veja abaixo quais são:
Em cada estado, há o Detran responsável por gerenciar as etapas do processo da CNH Social. Sendo assim, o cidadão que deseja adquirir a habilitação para dirigir, precisará passar por um processo seletivo.
O Departamento de Trânsito (Detran) estipula os prazos para as inscrições em cada estado de acordo com as necessidades e, por isso, é preciso estar atento as datas de cada região. Vale destacar, porém, que cada região tem seu prazo individual e também a quantidade de vagas disponíveis.
Os cidadãos brasileiros podem fazer a inscrição online se preferirem através do site do Detran. Para isso, o candidato preenche um formulário com os dados pessoais, em seguida, anexa cópias dos documentos exigidos, como:
As datas para a inscrição estão disponíveis no site do Detran e, para não correr o risco de perder a oportunidade de tirar a CNH, o candidato precisa ficar atento. A lista de aprovados no programa também será divulgada por lá.
O programa do Governo Federal em iniciativa da CNH Social, já está regulamentado. Porém, cada estado pode optar por sua adesão ou não. No momento, não são todos os estados que oferecem a oportunidade a população brasileira.
Confira abaixo a lista completa com todos os estados que aderiram ao programa para a população:
O projeto tem como principal objetivo, permitir que os jovens ampliem suas possibilidades de contratação no mercado de trabalho, sendo qualificados para diversas áreas, incluindo as áreas do transporte.
A CNH tem a validade de acordo com a idade dos condutores, ficando assim da seguinte forma:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…