Muitos brasileiros estão em busca de informações sobre como solicitar o novo cartão do Bolsa Família. Isso porque no dia 2 de março, o governo federal anunciou oficialmente o novo desenho do programa de transferência de renda.
Assim, ainda existem dúvidas sobre os mecanismos de pagamentos e saques do benefício.
Então, se você também quer esclarecer essas questões, saiba que temos muitos detalhes ao longo deste artigo.
Boa leitura!
Novo cartão do Bolsa Família
Antes de tudo, vale destacar que as famílias elegíveis migrarão automaticamente do Auxílio Brasil para o novo Bolsa Família, sem a necessidade de realizar um novo cadastro.
Ainda mais, em apresentação realizada pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, com detalhes do novo desenho do programa, foi abordada a questão da distribuição de um novo cartão do Bolsa Família.
Então, o ministro afirmou que será feita uma substituição gradativa, priorizando aqueles que já se tem segurança de que preenchem os requisitos de elegibilidade ao programa de transferência de renda.
Assim, os novos beneficiários receberão o novo modelo, com chip e funcionalidade de débito, no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.
Para os demais, a substituição do dispositivo será feita ao longo do tempo, e sem previsão confirmada para a conclusão.
No entanto, este será um processo automático. Com isso, não é necessário solicitar o novo dispositivo.
Confira também: Lula assina medida que garante distribuição de absorventes para famílias de baixa renda
Como receber o benefício?
Vamos tranquilizar você, pois independente de ter ou não o novo cartão do Bolsa Família, o acesso ao benefício está garantido!
Isso porque os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Bolsa Família.
Já as famílias que recebem o benefício pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, receberão o valor na mesma modalidade de pagamento e poderão movimentar os recursos pelo aplicativo.
Além disso, cabe citar que um novo aplicativo Bolsa Família para smartphones também deve ser lançado para substituir o aplicativo do Auxílio Brasil.
Por fim, para o saque do Bolsa Família e movimentação do dinheiro, de acordo com a Caixa Econômica Federal, os canais permanecem os mesmos: terminais de autoatendimento e agências físicas da Caixa, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Leia ainda: Calendário do Bolsa Família do mês de março: Consulte a PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA