No próximo domingo, 12, a Semana do Consumidor vai começar. São diversas lojas, incluindo os maiores nomes do varejo, que vão participar oferecendo descontos e promoções especiais. Dessa forma, é muito importante entender como não cair em golpes na Semana do Consumidor 2023.
Esse é um evento que aproveita a data do dia do consumidor (15 de março) para promover o aquecimento das vendas no comércio de diferentes lojas dos mais diversos segmentos. Essa data também é muitas vezes chamada de “Black Friday do começo do ano”. Durante esses dias, ela vai contar com a participação de grandes lojas do e-commerce como Amazon, Magazine Luiza, Shopee, entre outras.
Como a data resulta em uma grande movimentação de lojas e consumidores na internet, é muito importante ficar atento para evitar cair em golpes. Sendo assim, confira agora algumas dicas especiais para aproveitar as promoções ao máximo e de forma segura, evitando dores de cabeça!
O que é a Semana do Consumidor?
A Semana do Consumidor é um evento anual, que também é uma forma de comemorar o dia do consumidor, em 15 de março. Essa é uma data é celebrada desde o ano de 1962. O dia foi criado pelo presidente americano John F. Kennedy, que o criou como uma maneira de defender a importância dos direitos dos consumidores.
Dessa forma, a Semana do Consumidor é um evento semelhante à Black Friday, que acontece no final do ano, no mês de novembro. Entretanto, essa é uma semana de promoções que ocorre ainda no primeiro trimestre, logo nos primeiros meses do ano.
Ao longo dos anos, a data foi sendo adaptada a um formato que beneficia não só os consumidores, mas também os vendedores. Ao incentivar as compras com descontos e promoções atrativas, a economia acaba sendo movimentada e as empresas também adquirem vantagens!
A semana do consumidor 2023 vai acontecer entre os dias 12 e 18 de março. Muitas lojas de diferentes segmentos vão participar do evento, oferecendo muitas promoções, descontos e cupons de ofertas. Dessa forma, você vai poder aproveitar preços especiais em produtos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, livros, itens de beleza, perfumaria, entre outros…
Como não cair em golpes na Semana do Consumidor?
Sempre que as vendas online apresentam um aumento considerável – como na Semana do Consumidor, Cyber Monday e na Black Friday, por exemplo – é comum que golpistas se aproveitem da situação. Dessa forma, o número de golpes também costuma crescer.
Sendo assim, é muito importante tomar alguns cuidados antes de finalizar uma compra online. Isso se torna essencial, pois em sites de compra na internet, é preciso fornecer seus dados pessoais e dados do seu cartão de crédito em alguns casos.
Em primeiro lugar, você precisa ter certeza de que a loja em que está comprando é confiável. Para isso, você pode consultar o CNPJ da mesma na Receita Federal. Dessa forma, vai conseguir verificar na lista de sites a evitar do Procon se o nome dela por acaso consta por ali.
Além disso, é sempre interessante verificar as promoções e refletir se elas realmente parem verídicas. Desconfie sempre de descontos muito altos, e de preços muito diferentes dos encontrados em outras lojas. Nesses casos, é bem provável que a venda seja, na verdade, um golpe.
Da mesma maneira, é interessante observar o layout e o design do site. Muitos golpistas criam páginas na internet para se aproveitar da situação. Sendo assim, desconfie também de páginas mal feitas, com erros de gramática, com poucas informações e que não parecem atualizadas.
Vale ressaltar que muitas lojas costumam subir o preço de seus produtos alguns dias antes de uma grande promoção. Dessa forma, o desconto acaba se tornando apenas uma ilusão. É claro que ninguém quer ser enganado dessa forma, acabar gastando dinheiro em algo que não está realmente com um preço melhor.
Sites que podem ajudar
Outra forma muito simples de consultar a confiabilidade de uma loja é checar o nome dela no site Reclame Aqui. Esse é um site que reúne reclamações de clientes em relação a diversas empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.
Esse site é gratuito, e oferece seus serviços tanto para os consumidores postarem suas reclamações, quanto para as empresas responderem a elas. O Reclame Aqui também dá uma nota às empresas, de acordo com o número de reclamações e o número de respostas que elas dão às críticas dos seus clientes.
Uma outra maneira de realizar uma compra mais segura é visitar o site Posso Confiar. Essa plataforma tem um uso muitos simples e efetivo. Basta acessar a página e colar o endereço URL do site que você está pensando em comprar algo. O Posso Confiar vai, em poucos segundos, checar se a página é usada para aplicação de golpes relacionados a roubo de dados.
De qualquer forma, é sempre melhor não tentar a sorte com a compra de um produto barato. Mesmo que você acabe não comprando o que deseja, é melhor do que perder o seu dinheiro em algum golpe desonesto.
Que lojas vão participar da Semana do Consumidor 2023?
Grande parte das redes varejistas vão sim participar dessas promoções, e isso é uma excelente notícia. Os grandes nomes do comércio nacional já estão confirmados, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Mercado Livre. Além disso, uma loja bem famosa, que é a nova queridinha dos brasileiros, a Shopee, também pretende oferecer muitos descontos e cupons durante toda a semana.
Dessa forma, você não precisa se preocupar em procurar sites diferentes para buscar as promoções desse evento. Lembre-se que comprar em grandes sites, de renome e que já estão há anos no mercado, é bem mais seguro. Além disso, vale a pena ficar de olho nos sites e lojas que você já conhece e costuma comprar. Aproveitar as promoções de lojas nas quais você já consumiu é sempre mais seguro do que arriscar gastar seu dinheiro em um site desconhecido e uma loja nova.