Como fazer sabonete de argila: veja preparo e benefícios do produto

Aprenda a fazer sabonete de argila para deixar sua pele mais bonita e saudável

0

A argila é usada na pele desde o Egito antigo e entre os romanos. Mas ainda encontramos resistência das mulheres em tratar a pele com argila, pelo fato de saber que ela é o próprio barro que incomoda tanto se grudar no calçado. Por isso, hoje, aqui no Brasil 123, nós vamos ensinar como fazer sabonete de argila e quais os benefícios para a pele.

Mas, calma!!!! A argila usada no rosto não é a mesma que nos incomoda no calçado quando chove.

Qual argila, então, é usada para tratamentos de pele?

A argila utilizada nos tratamentos de pele é proveniente de rochas vulcânicas, por isso possui tantos ingredientes minerais que ajudam a melhorar a pele.
Entre os minerais existentes na argila tem-se: magnésio, quartzo, mica, ferro, potássio, sódio, cálcio entre outros. Esses minerais possuem propriedades radioativas e eletromagnéticas que favorecem a pele ao absorver estes minerais.

Quais são os benefícios da argila em cada cor?

Você já deve ter percebido que as argilas são classificadas pela cor, justamente porque cada cor, possui mais de alguns nutrientes e menos de outros, o que diferencia os seus benefícios.

Argila de cor amarela ou dourada

Possui grande quantidade de dióxido de silício, e desta forma, ajuda na produção de colágeno da pele. Assim, recomenda-se para pele flácida, rugas e marcas de expressão.
Além disso, a argila amarela ajuda a manter a hidratação da pele, ativa a circulação do sangue, regenera a pele e previne o envelhecimento precoce.

Argila roxa ou lilás

Esta argila apresenta ação calmante, antiestresse e analgésica. Assim, além de utilizar como esfoliante, auxilia na produção de colágeno, dando aparência de uma pele mais jovem e revitalizada.
Recomenda-se utilizar o sabonete de argila roxa em banhos à noite, em que você precisa relaxar e desestressar, tendo em vista o seu efeito calmante.

Argila verde

A argila verde ajuda a retirar a oleosidade da pele e controlar a produção de sebo. É um excelente esfoliante, ajudando a retirar as sujeiras e radicais livres, que impedem que a pele respire de forma correta.
Além disso, a argila verde auxilia a circulação do sangue que passa pelo rosto.

Argila Vermelha

Por conter bastante silício e ferro em sua composição, possui efeitos anti-inflamatórios e terapêuticos. É ideal para tratar pele sensível e contribuir para a cicatrização de feridas, acnes e espinhas. Além disso, auxilia no tratamento da oleosidade e dos cabelos.

A argila é proveniente de rochas vulcânicas, por isso possui tantos ingredientes minerais que ajudam a melhorar a pele - Reprodução AdobeStock
A argila é proveniente de rochas vulcânicas, por isso possui tantos ingredientes minerais que ajudam a melhorar a pele – Reprodução AdobeStock

Como preparar em casa o sabonete de argila?

Vamos ensinar como fazer sabonete de argila verde:

Receita de Sabonete de Argila Verde
Para fazer o sabonete você vai precisar de:

  • 500 gramas de base glicerinada
  • 75 gramas de argila verde
  • 20 gotas de óleo essencial
  • Moldes de silicone

Como Fazer:
Primeiramente, coloque a glicerina em uma panela e derreta em fogo baixo. Em seguida, quando estiver totalmente derretida, tampe a panela e deixe por 3 minutos.
Na sequência, misture a argila e misture bem até deixar um creme homogêneo. Coloque o óleo essencial, misturando sempre.
Coloque a mistura nos moldes de silicone e deixe secar por 2 dias. Por fim, retire o sabonete dos moldes e pode usar para lavar a pele ou tomar banho.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.